A Coluna do Roberto Maciel (terça, 3.2): Será bom negócio para a oposição de Elmano sacar a segurança como arma nos debates eleitorais?

– O governador Elmano de Freitas (PT) dedicou ontem sete minutos dos 32 minutos da exposição que fez na Assembleia Legislativa, na sessão de reabertura dos trabalhos parlamentares, à segurança pública. Foram, então, quase 20% do tempo de fala para um tema complexo, delicado e alvo frequente da oposição. Agradeceu aos antecessores – Camilo Santana, Izolda Cela e Cid Gomes – e fez menção especial aos empregados públicos que atuam nas polícias estaduais. As colocações fizeram sentido não apenas por conta da disputa eleitoral deste ano, mas pela importante referência que Elmano citou – os indicadores de crimes, com ênfase nos de homicídio, caíram. O dado é positivo: janeiro passado teve a menor taxa de homicídios dos últimos seis anos, com 191 casos. A queda é significativa não só pelo decréscimo, mas porque denota interesse e vontade políticas de resolver a parada.

Visitantes
O MBL, ajuntamento de orientação integralista formado em São Paulo para atacar a gestão de Dilma Rousseff, até se aproveitou do quadro da segurança para baixar no Ceará. Um certo “Mamãe Falei” (Arthur do Val é o nome verdadeiro dele) e Renan Santos, apontado como chefe do MBL, foram a Uiraponga, distrito de Morada Nova, fazer críticas ao Governo do Estado. O local teria sido abandonado pelos moradores por medo de facções criminosas.

Teu passado te condena
Sobre o tal “Mamãe Falei”, esse indivíduo, metido a defensor da moral, tem episódios asquerosos: levou catiripapos de Ciro Gomes, a quem quis provocar num aeroporto; também provocou estudantes da USP fantasiando-se de vulva (foto abaixo); foi flagrado tentando abusar sexualmente de vítimas da guerra entre Ucrânia e Rússia; teve cassado mandato de deputado estadual, que exercia em São Paulo.

Trio ternura
Ipaporanga também já foi cenário de vídeos de figuras da extrema-direita, como Carmelo Neto, Reginauro Souza e Wagner Sousa. Não para apontar soluções para um problema específico, mas para fazer discursos e vídeos para as redes sociais. E buscar caminhos para o proselitismo político.

Parla!
O presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), apontou rumos da Casa neste ano: “Entre as prioridades estão o fortalecimento das políticas de combate à fome, o enfrentamento ao feminicídio e a ampliação do acesso a serviços de saúde. Também estão projetos voltados à qualificação da juventude, à geração de emprego e renda e à promoção do desenvolvimento social e econômico do Estado”. Ou seja, quem quiser debater filigranas vai correr o risco de ficar falando sozinho.

E pelos aposentados, ninguém torce?
Serão retomados quinta-feira os trabalhos da CPMI do INSS no Congresso Nacional. Há quem torça pelos governistas e há quem torça pela oposição. E também há os que torcem mesmo é pela briga.

Master Bob
O ex-presidente do Banco Central Roberto Campos Neto, que serviu no período de Jair Bolsonaro, tem escapado incólume de uma pergunta básica relativa ao Banco Master: como foi que a empresa inchou tanto, simulando prosperidade, e o BC sob o controle dele não enxergou nada estranho? É de silêncios assim que Daniel Vorcaro, dono do Master, vem se nutrindo e ameaçando instituições.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz