A Coluna do Roberto Maciel (quinta, 5.2): Vem (mais) uma leva de terroristas por aí?

  • O radicalismo pode estar incubando ovos extremamente tóxicos. Repare no que disse, segundo o jornal “Folha de S.Paulo”, uma das feridas pelo raio caído sobre a manifestação pró-Bolsonaro engendrada pelo deputado federal mineiro Nikolas Ferreira (PL): “Se eu tivesse morrido não teria problema, a causa é justa”. No mesmo dia, o parlamentar largou essa no X, antigo Twitter: “O que essa mulher disse escancara uma verdade que muita gente foge: a vida não vale nada quando é vivida sem sentido (grifo nosso). Quem acha exagero é porque já trocou a própria consciência pelo conforto. Ela não está flertando com a morte — está rejeitando a ideia de viver como um animal”. Seis mil seguidores repostaram a mensagem e 26 mil a curtiram. A deputada Bia Kicis (PL-DF) publicou isso: “O que mais impressiona é a garra e a coragem de todos eles. (…) Um mais guerreiro do que o outro. Que orgulho do povo da direita!” Isso pode ser o que tecnicamente se chama de “apito de cachorro” – é uma mensagem que só doutrinados e treinados conseguem identificar e obedecer. O extremismo é uma víbora. E o veneno pode ser letal.

“Chance de vencer”
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) escreveu o seguinte: “Vale a pena lutar pelo Brasil que queremos. Nosso país tem uma chance de vencer e nós conquistaremos isso pelos nossos filhos e por todos os trabalhadores que têm fé em Deus e no país!”

O guerreiro “Tiu França”
Chamava-se Francisco Wanderley Luiz, vulgo “Tiu França” (foto acima), o radical de direita que em 13 de novembro de 2024 se explodiu em frente ao Supremo Tribunal Federal, em Brasília. O terrorista suicida queria lançar o STF pelos ares, mas não conseguiu. Hoje em dia, “líder” nenhum fala desse “guerreiro”. A ex-esposa dele, Daiane Dias, colocou fogo na casa em que morava em Lages (SC) e dias depois morreu em consequência das queimaduras.

Com teto
O Ceará responde por parcela muito expressiva do Programa Minha Casa, Minha Vida nos últimos anos. Relançada pelo governo Lula em 2023, a iniciativa contratou 80,4 mil unidades desde aquele ano até 2025. O Opinião deu destaque a esse desempenho.

Outro cenário
O investimento do Governo Federal no Minha Casa, Minha Vida no Ceará chega a R$ 11,1 bilhões. É dinheiro muito, há de se dizer. Não só, porém. É necessário que se destaque que a estratégia não importa só a quem não tem casa; os recursos impactam os setores de indústria, comércio e serviços com geração de renda e de trabalho. Nos quatro anos da gestão anterior, o setor havia estagnado.

Abaetetuba abre inscrições para o Banco de Dados do Minha Casa, Minha Vida - Prefeitura Municipal de Abaetetuba | Gestão 2025-2028

Dá certo, sim
Informa ainda o Opinião CE: “A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), com base em dados da Associação Brasileira de Incorporadoras, aponta que o setor imobiliário registrou recorde histórico de lançamentos em 2025. Até outubro, o crescimento foi de 34,6%, impulsionado principalmente pelo Minha Casa, Minha Vida, que respondeu por um aumento de 38,6% no número de novas unidades lançadas”.

Prevenir é melhor
A Associação dos Conselheiros Tutelares e Suplentes do Ceará encaminhou ofício às autoridades civis – incluindo do Judiciário – e militares cobrando “atenção redobrada à proteção de crianças e adolescentes” nos períodos pré-carnavalesco e de Carnaval. É uma nota pública. E faz muito sentido: se há idosos tarados capazes de achar que “pintou um clima” com meninas em situação de vulnerabilidade em plena Semana Santa, imagine na folia momina… É preciso prevenir com rigor a ação de deformados morais.

Todo cuidado é pouco
O presidente da Associação dos Conselheiros é o ex-vereador Eulógio Neto, destacado militante pela infância e adolescência. Diz ele no ofício: “Entre as principais ocorrências [contra crianças e adolescentes] estão casos de negligência, maus-tratos, abusos e exploração sexual, que colocam em risco a saúde, a dignidade e o desenvolvimento integral (…). Muitas dessas violações ocorrem em ambiente familiar ou em contexto em que deveria prevalecer o dever de cuidado e proteção”.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz