cantina10

A Coluna do Roberto Maciel (sábado, 7.2): Um gesto contra a vida e de estímulo à violência – onde há sentimento cristão nisso?

  • O feminicídio, tão grave, primitiva e vergonhosa manifestação do machismo e da violência endêmica, causa danos permanentes não apenas às mulheres e suas famílias, mas também à política e à convivência social saudável. A deputada Silvana Oliveira (PL) deu prova do quanto irresponsável e cúmplice é possível ser diante de uma questão séria e ameaçadora. Ela foi à tribuna da Assembleia Legislativa rasgar o pacto que Governo Federal e poderes Judiciário e Congresso Nacional fizeram para conter o crime de extinção de mulheres. Disse que aquele esforço merece ser destruído e ir para o lixo porque os proponentes – governantes, magistrados e parlamentares – não integraram igrejas, não convidaram os pastores a dar opinião sobre o assunto. Depreende-se que as vozes da cabeça dela afirmam que, enquanto entidades religiosas não foram chamadas a participar de ações oficiais pela vida, mulheres podem ser assassinadas.

Silvana sendo Silvana
Dois dias antes de a deputada, indignada com a iniciativa contra o feminicídio, rasgar um documento público, Luciana Cordeiro do Nascimento foi morta pelo namorado em Fortaleza. Bruno Cordeiro da Silva não queria que ela fosse a uma reunião familiar de aniversário. Silvana Oliveira, médica e pastora evangélica, não disse nada para confortar a família da vítima nem para cobrar rigor da Justiça com o assassino. Para piorar, soltou uma conversa mole contra as mulheres: “Se morrem, é porque não estão seguindo o santo evangelho”. Solidariedade zero.

Fieira
No mesmo dia da deplorável, agressiva, absurda e abusiva fala de Silvana Oliveira, um rapaz de 17 anos entrou numa padaria em Ribeirão das Neves (MG) e matou a tiros três mulheres – a ex-namorada, Nathielly Kamilly Fernandes Faria, 16 anos, a cliente Ione Ferreira Costa, 56 anos, e a filha do dono do estabelecimento, Emanuely Geovanna Rodrigues Seabra, 14. Já em Iperó (SP), Rodrigo Ferreira da Silva matou a tiros a ex-esposa, Cinthia Vieira da Silva, e os pais dela, idosos. Em Santo André (SP), Cristiane Morais da Silva foi morta a facadas pelo namorado, Diego Silva de Oliveira na frente do filho dela, de um ano de idade. O que o Evangelho tem a ver com isso e com a leviandade da deputada?

Não há beleza nisso
Silvana não causa admiração com o que diz e faz. Ela mesma garantiu que o dono do mandato que exerce é o marido, o deputado federal Jaziel Pereira (PL). Não espanta, portanto, quando se pronuncia tão escancarada e despudoradamente em oposição a um pacto contra crimes. Ao atacar a articulação de forma acintosa e amarga, acaba apoiando quem desrespeita e mata mulheres. A beleza e a relevância da política se extinguem por conta de coisas assim.

Seco por dentro
O pensamento vazio de legitimidade, sentimento cristão e compaixão de Silvana Oliveira equivale a uma improvável e impossível reclamação de times de futebol sobre o tema. “Esse acordo deve ser extinto e eliminado porque não chamaram os times e os cartolas para dar palpite”, (não) diriam os dirigentes de clubes. Bolsonarista, Silvana se alinha ao igualmente irresponsável André Fernandes (PL): “Feminicídio? Dane-se!”

Lição
Hoje tem programação pet nos jardins da Assembleia Legislativa. Das 8 às 12h. A ação prevê lazer e bem-estar animal, com vacinação e adoção responsável. A iniciativa tem parceria da Faculdade de Veterinária da Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio da empresa júnior Vetting. É, sob qualquer análise, uma resposta cidadã, diferente e propositiva ao que um ajuntamento de psicopatas fez com o cachorrinho Orelha em Florianópolis (SC).

Em alta
O Ceará registrou em 2025 quase 7 milhões de passageiros nos aeroportos do Estado. Os números da Secretaria do Turismo também destacam o melhor dezembro dos últimos seis anos nos aeroportos do locais (Fortaleza, Jijoca de Jericoacoara, Aracati e Juazeiro do Norte). Na aviação isso tem nome: velocidade de cruzeiro.

Céu de brigadeiro
A Setur também apura os impactos do turismo no mercado de trabalho. No ano passado, o Estado registrou saldo de 49.184 vagas, com o segmento de serviços abarcando 22.255 postos. As atividades de alojamento e alimentação, diretamente relacionads ao turismo, geraram 2.751 empregos – isso corresponde a 12,4% do total do setor.

Ficar de boa

Joelma: conheça a biografia completa da cantora paraense - LETRAS.MUS.BR
Termina hoje a temporada pré-carnavalesca promovida pela Prefeitura de Fortaleza. A cantora paraense Joelma encerra a programação com show à noite no Aterrinho da Praia de Iracema. Joelma é uma espécie de diva dos movimentos LGBTQIA+ e, de um jeito ou de outro, virou musa carnavalesca.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz