Conheça cinco passos para cuidar da sua segurança digital

Conheça cinco passos para cuidar da sua segurança digital

No mundo digital acelerado de hoje, todos os dispositivos conectados desempenham um papel vital em nossas vidas diárias. Eles nos ajudam a comunicar, administrar nossas finanças, armazenar documentos importantes e muito mais. No entanto, nunca houve tantas ameaças à nossa segurança digital. À medida que as conexões aumentam nos países latino-americanos, o perigo aumenta. Segundo dados da empresa de segurança digital Lookout, as plataformas móveis respondem por uma porcentagem significativa dos ataques de phishing na região. 

Os dados mostram que Peru e Argentina são os mais suscetíveis a ataques dessa natureza: 60% e 58% de seus usuários encontraram algum tipo de phishing em seus dispositivos móveis. Eles são seguidos pela Colômbia, Bahamas e Brasil, com 50%, 44% e 41%. Dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostram que o Brasil registrou um aumento de 80% nas tentativas de ataques de phishing voltados para roubo financeiro em 2021.

A Receita Federal estima que esse mercado movimente cerca de R$ 130 bilhões por ano no Brasil, enquanto a Polícia Federal e a Polícia Civil de São Paulo falam em R$ 6,5 bilhões os prejuízos causados ​​por ataques virtuais, basicamente furtos e fraudes, envolvendo criptoativos nos últimos dois anos.

“Como os perigos para o seu computador aumentando com o tempo, é importante que você também se adapte. Também temos mais dispositivos do que nunca, então lembre-se de que essas mesmas dicas podem se aplicar ao seu laptop, tablet e smartphone”, aconselha Dean Coclin , Dean Coclin, diretor sênior de desenvolvimento de negócios da DigiCert.

Como fornecedora líder de confiança digital, a DigiCert entende a importância de proteger seus ativos online. É por isso que elaboramos este guia para ajudá-lo a controlar a segurança do seu computador.

1.Comece com um backup

Antes de começar a limpar seu computador, é essencial fazer backup de seus arquivos. Dessa forma, você pode garantir que todos os seus documentos e fotos importantes estejam seguros e protegidos. Existem várias maneiras de fazer backup de seus arquivos, incluindo:

  • Discos rígidos externos: um disco rígido externo é uma maneira confiável e econômica de fazer backup de seus arquivos. Simplesmente copie e cole seus arquivos na unidade externa e pronto. Além disso, a maioria dos sistemas operacionais de computador permite backups automáticos em discos rígidos externos, facilitando o processo de backup.
  • Serviços em nuvem: serviços como Google Drive, Dropbox e OneDrive permitem que você armazene seus arquivos na nuvem, facilitando o acesso aos seus dados de qualquer lugar com conexão à internet.
  • Excluir programas e arquivos não utilizados

Depois de fazer backup de seus dados, é hora de começar a limpar seu computador. Arquivos e programas extras podem causar lentidão no sistema e entupir a memória do dispositivo. E como isso se aplica à segurança do seu computador? Exclua todos os programas e arquivos não utilizados que estejam ocupando um espaço valioso em seu disco rígido. Isso inclui:

  • e-mails
  • fotos
  • Arquivos desnecessários
  • arquivos duplicados
  • Arquivos de lixo
  • histórico do navegador
  • Aplicativos e programas antigos que não estão em uso

Para excluir arquivos e aplicativos em um Mac:

  • Clique no ícone da Apple no canto superior esquerdo da tela
  • Clique em Sobre este Mac > Armazenamento > Gerenciar
  • Você verá algumas recomendações para economizar armazenamento
  •   Para excluir arquivos e aplicativos no Windows:
  • Vá para Configurações > Sistema > Armazenamento
  • Ordenar pelos maiores arquivos
  • Exclua os arquivos que você não precisa
  • Vá para Configurações > Aplicativos e recursos
  • Exclua aplicativos que você não precisa

Atualize seu sistema operacional e software

Atualizar seu sistema operacional e software é uma etapa essencial para manter a segurança do seu computador. As atualizações geralmente contêm patches de segurança críticos e correções de bugs que ajudam a proteger seu computador contra malware e outras ameaças cibernéticas. Certifique-se de verificar regularmente se há atualizações e instalá-las assim que estiverem disponíveis. Idealmente, você deve configurar seu software e programas para atualizar automaticamente.

Use senhas fortes e MFA

Por fim, verifique se você está usando senhas fortes para todas as suas contas e use a autenticação multifator (MFA) quando puder. Uma senha forte deve ter pelo menos 12 caracteres, conter uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais e não deve ser usada para mais de uma conta. Você pode usar um gerenciador de senhas, como o 1Password, para ajudá-lo a criar e armazenar senhas fortes e exclusivas para todas as suas contas online.

Dica bônus: evite phishing

Independentemente de manter seu sistema atualizado e definir senhas fortes, se você for vítima de phishing, seu computador e sua identidade online ainda poderão ser comprometidos.