PORTAL INVEST NORDESTE_900x90

A Coluna do Roberto Maciel (11.9, quinta): Como será o amanhã?

– O título acima remete a uma canção popular dos anos 1980, interpretada pela cantora Simone. Mas se refere também às muitas projeções para o País frente a decisões políticas e judiciais contra a gangue que assaltou o Brasil em 8 de janeiro de 2023 e quis tomar o poder na marra. Tentou instituir contra o povo mais um período autoritário e violento – a exemplo do imposto pelos militares em 1964. É necessário e natural que se façam mesmo análises e estimativas de como a Nação e os agentes sociais se comportarão doravante. Afinal, o período fede a instabilidade e a conspiração, inclusive com um plano de matar o presidente da República, o vice e um ministro do Supremo Tribunal Federal. Fatos assim inspiram cautelas, rigores e atenção. Cabe a todo cidadão repudiar, sempre, o que fere direitos básicos contidos na Constituição. E também é da alçada de cada um exigir o isolamento e os castigos devidos aos que atentam contra a civilidade, a harmonia e, no princípio e fim, a inteligência.

C’est fini
O voto que bateu o martelo no último prego do caixão político de Bolsonaro foi dado no fim da tarde deste 11.9 pela ministra Carmem Lúcia. Antes de deixar clara a opção pela inteligência, pela civilidade e pela Democracia, a magistrada inspirou um avalanche de memes simpáticas e solidárias nas redes sociais.

A boa nova
O STF põe termo amanhã ao julgamento de um movimento que traiu (e ainda trai) a pátria, dos que o lideraram e de cúmplices. Todos buscaram sequestrar a Democracia. Plantaram ameaças, estimularam balbúrdias e terrorismo. A lei prevê, em distintas passagens, punições severas a quem comete delinquências desse porte. Há sinalizações de que não se aplicarão medidas suaves. Essa indicação é positiva não apenas pela aplicação das normas, mas pela prevalência da justiça e pelos caráteres histórico e didático que possa ter. Voltemos, então, à letra citada no começo deste texto: “E o realejo diz que eu serei feliz!”

Sem limite
O pastor-deputado estadual Alcides Fernandes (PL, claro) diz que orou muito pedindo a Deus a morte do presidente Lula. Não conseguiu, pelo visto, assim como os que tramaram a “operação punhal verde-amarelo” também não conseguiram.

Deus não se interessa pelo Alcides
A partir da declaração de Alcides – responsável pela educação do deputado federal André Fernandes (PL, claro), o que soltou um sonoro “dane-se” para o feminicídio -, pode-se perceber a importância que Deus dá a pastores desse nível.

Isso lá é vida?
Enquanto Deus solta um “dane-se” para o pai de André Fernandes, os orixás parecem ter escutado a cantora maranhense Alcione. A “Marrom” disse que faria uma “macumbinha” contra Donald Trump. Pois a saúde do presidente norte-americano anda tão assim-assim que aqui e acolá a assessoria da Casa Branca se manifesta para dizer que ele está vivo.
Cordas de aço
O guitarrista de blues cearense Artur Menezes (foto abaixo) é uma das atrações no festival Lollapalooza 2026, que será realizado de 20 a 22 de março do próximo ano (claro, né?) em São Paulo. Artur é filho da cantora Lucinha Menezes e desde meninote se destaca na cena blueseira de Fortaleza. Migrou para os Estados Unidos, onde fez carreira.

Artur Menezes & DryBell Vibe Machine

Top
O prestígio de Artur Menezes está tão em alta que, participando do Lollapalloza, ele emparelha com as sensacionais irmãs mexicanas Daniela, Alejandra e Paulina Villareal, xodós do rock internacional com a banda The Warning.

Faça as contas
Soma elementos de proteção e educação ambiental, engajamento social e de eficiência operacional o novo programa da Cagece. Trata-se do projeto Baobá, voltado para o uso racional de água. A equação é simples e lógica: ao diminuir a quantidade de água desperdiçada, a ação favorece a sustentabilidade ambiental e reduz a pressão sobre os mananciais. E ainda poupa a energia gasta no tratamento e distribuição da água.

Apoio
A Assembleia Legislativa iniciou ontem a campanha Setembro Amarelo, ligada na iniciativa global de conscientização e prevenção do suicídio. O Departamento de Saúde e Assistência Social e do Comitê de Responsabilidade Social da Alece cuidam a programação. A campanha tem o slogan “Falar Salva Vidas!”.

Hoje
Onze de setembro marca o golpe contra o presidente do Chile, Salvador Allende – comandado em 1973 pelo psicopata e ladrão Augusto Pinochet. Indica também o crime de radicais islâmicos, em 2001 , sob ordens do milionário Osama Bin Laden, contra os Estados Unidos, jogando aviões sobre as Torres Gêmeas.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz