PORTAL INVEST NORDESTE_900x90

A Coluna do Roberto Maciel (23.10, quinta): Até quando Ciro permanecerá no PSDB?

  • Ciro Gomes já foi deputado estadual e deputado federal, prefeito de Fortaleza, governador do Ceará, ministro da Fazenda e da Infraestrutura e secretário estadual de Saúde. Tem 67 anos de idade e 43 anos de atividades partidárias. Já frequentou sete siglas: PDS (1982–1983), PMDB (1983–1990), PSDB (1990–1997), PPS (1997–2005), PSB (2005–2013), PROS (2013–2015) e PDT (2015–2025) – isso dá, em média, uma filiação para cada seis anos de vida política. Pode-se deduzir que o personagem não tem apego a grupo nenhum, portanto, e que troca de associação conforme a conveniência. Não seria justo dizer o mesmo da relação ideológica de Ciro, mas não convém arriscar palpite sobre qual ideologia segue. Ele está agora de volta ao PSDB, retucanando-se, pode-se dizer, e se alinhando novamente a Aécio Neves, José Serra, Fernando Henrique Cardoso, Tasso Jereissati e outros os quais abandonou alegando “diferenças” entre – deixemos assim – pensamentos, palavras, atos e omissões. Há, porém, uma dúvida que paira sobre o festivo clima da volta ao ninho: até quando Ciro será do PSDB?

Pulga atrás da orelha
O fato é que há tucanos, alguns expressivos – de “bico duro”, como uma vez se designou o grupo mais fiel à social-democracia e ao PSDB – desconfiando da nova filiação. A pergunta é: “Ciro fez num movimento firme, sólido, ou apenas fez o que a circunstância exige?”

Puxadinho da extrema-direita
Existe um indicativo que dá razão às desconfianças: Ciro está indo para o PSDB mas mantendo aliados no PDT – aliado do PT – e transferindo outros para o União. “Que raio de mudança é esse?”, perguntam, receosos, tucanos veteranos. Alguns, até, que, diferentemente do ex-governador, não bateram asas quando o PSDB virou puxadinho do bolsonarismo.

Lado A
Outra dúvida: quais são, de fato os sentimentos de Ciro Gomes em relação a Lula? O ex-candidato à Presidência já disse que o petista foi “o maior líder popular da história”, que é “boa pessoa” e que andou com Lula “a vida inteira”. Depois, passou a criticá-lo acidamente.

Lado B
E sobre Jair Bolsonaro, o que Ciro realmente acha? Foram dele as avaliações de que o condenado Bolsonaro é “incompetente”, “preguiçoso” e “insensível”. E de, quando deputado federal, “roubar dinheiro da gasolina”. Depois, passou a silenciar, forma até constrangedora, sobre atos, inclusive golpistas, do ex-capitão.

O que será que será?
Vereadora que já disse não acreditar em feminicídio e que crimes de morte contra homens são mais frequentes do que contra mulheres quer agora que a Prefeitura de Fortaleza priorize a contratação de “mulheres em situação de vulnerabilidade” para obras públicas. Priscila Costa (PL) virou comunista e feminista ou isso é coisa da eleição que se aproxima?

Milagre!
Mais duas da comunista Priscila: 1) quer que o Município crie a “tarifa social do trabalhador”, bancando deslocamentos de quem vai ao emprego ou a cursos de qualificação; 2) quer que o Município crie o programa Creche do Trabalhador, “com prioridade de vagas e convênios para filhos de trabakhadores de baixa renda e de alunas de programas municipais de qualificação. Santa eleição!

Saneamento

Cagece lança consulta pública de Parceria Público-Privada para esgotamento  sanitário das Regiões Metropolitanas de Fortaleza e do Cariri - Portal  Cagece
Consulta pública sobre a minuta do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) que universalizará os serviços de esgotamento sanitário em 128 municípios cearenses já está disponibilizada pela Cagece. A documentação está em www.cagece.com.br e pode ser verificada pelo público até 17 de novembro.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz