A Coluna do Roberto Maciel (24.1, sábado): Segurança no trânsito não pode ficar de recuperação

  • A Etufor, empresa que fiscaliza o transporte urbano de Fortaleza, começou uma operação necessária e indispensável para a segurança na volta às aulas. Alunos, pais, motoristas, trabalhadores do setor e até mesmo pedestres que se deslocam nas ruas agradecem, penhoradamente. O objetivo é a conscientização, com foco especial para que guiadores e ajudantes estejam atentos à importância da manutenção preventiva nos veículos de transporte de estudantes. Pontos como boas condições de conservação dos carros, conforto e segurança das crianças estão na pauta. Com a mesma ênfase está sendo empreendido o combate ao transporte irregular que é realizado por automóveis não-credenciados. Nesse movimentado retorno, a parceria das escolas e das famílias é fundamental. A história tem lições de sobra para ensinar o quanto é sério e o que cabe a cada um dos responsáveis.

E os discursos?
Comentário da Coluna na última quinta-feira (22.6) ganhou volume com opiniões de leitores. A análise de que nomes de segundo e do terceiro escalão do bolsonarismo, como os deputados do PL Gustavo Gayer (GO), Nikolas Ferreira (MG) e André Fernandes (CE), estão mais interessados em “salvar a própria pele” nas eleições deste ano, foi reforçada por leitor atento: “Nenhum parou para fazer discurso nenhum em favor de Jair Bolsonaro”.

Descartado no jogo de buraco político
A avaliação de leitores é a de que Bolsonaro é considerado “carta fora do baralho” até pelos mais fanáticos seguidores. “Nem Carluxo (o ex-vereador Carlos Bolsonaro) falou em defesa do pai. Chegou na caminhada [proposta e convocada por Nikolas Ferreira], tirou fotos e fez vídeos, entrou num hotel e só saiu no dia seguinte”, notou uma leitora.

Só de longe
Uma leitora foi mais ferina: “Ausências é que são interessantes, a começar por Flávio, Michelle e a filha Laura [Bolsonaro]. Nem um irmão [do ex-presidente] apareceu. [Os deputados] Hélio “Negão” e Bia Kicis e [senadora] Damares Alves também não apareceram”. Mais: figuras como a vereadora Priscila Costa (foto abaixo), que gravaram videozinhos, se limitaram ao virtual. Ciro Gomes e Luís Eduardo Girão nem a isso. Nem Valdemar da Costa Neto, presidente do PL, foi. Carla Zambelli não pisou lá, mas essa passa – está presa a “compromissos internacionais”, digamos.

Priscila Costa (@priscilacostaoficial) • Facebook

Força quilombola
Enquanto a caravana passa, o Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, ganhou certificado de Ponto de Cultura pela Secretaria da Cultura do Ceará. A conquista é histórica e robustece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. A comunidade ocupa área de 718,6 hectares na Serra do Juá.

Juventudes
A conquista do Boqueirão da Arara foi alcançada em Edital de Chamamento da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará. Assim, a Associação de Moradores do Quilombo Boqueirão da Arara se torna mais um Ponto de Cultura. Dado relevante: a novidade beneficia prioritariamente jovens de 12 a 29 anos em uma série de atividades propostas no edital.

Mudança de planos
A Universidade Federal do Ceará reagendou para 23 de abril, Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais, o lançamento da coletânea “Fortaleza Amada”, alusiva aos 300 anos de fundação da capital do Ceará. O ato estava programado para 13 de abril, aniversário da cidade. Com a alteração, a UFC deixou autoridades e outros convidados à vontade para assumirem compromissos diversos.

Lançamentos – Editora UFC

Bate-fofo
Em 2025, a Enel do Ceará entregou à Polícia 180 bandidos que estavam furtando energia. A empresa diz que acompanha os desvios sistematicamente. Só não conseguiu ainda explicar aos moradores do bairro Guararapes o porquê de tantas quedas no fornecimento. Em algumas semanas o serviço pifa até cinco vezes.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz