A Coluna do Roberto Maciel (quinta, 13.11): Reprimenda política a um militar insubordinado

  • A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou moção de apoio à presidenta do Superior Tribunal Militar, ministra Maria Elizabeth Rocha, proposta pelo presidente da Casa, deputado Romeu Aldigueri (PSB). Romeu repudiou os “ataques misóginos e desrespeitosos proferidos contra sua honra (da ministra) e dignidade institucional”. Elizabeth foi agredida verbalmente por outro ministro, o brigadeiro reformado Carlos Augusto Amaral Oliveira. A medida da Alece é exemplar – soa como repreensão de uma instituição política a um agente público militar que se montra inapto e inepto para o trato democrático. O ataque do brigadeiro foi motivado pela discordância dele a pedido de desculpas que a ministra Elizabeth fez ao País pela postura da Justiça na ditadura – com ênfase no assassinato do jornalista Vladimir Herzog, torturado por agentes do governo há 50 anos. O “valentão” Amaral, como é vulgar na extrema-direita, é mais um a se esforçar por convencer as pessoas de que os militares não torturaram, mataram, perseguiram, cassaram e exilaram cidadãos.

Tudo junto
O gesto do brigadeiro Carlos Augusto Amaral Oliveira contra uma mulher assume ares mais graves por ser a vítima ministra e presidenta da corte militar. Foi uma manifestação reveladora do quanto são urgentes e vitais a reformulação de costumes, a valorização da inteligência e o respeito à História.

O saber é uma vacina
Quem aposta na prevalência da ignorância, das crendices e das trevas intelectuais vai se morder de ódio – acho é bom. Será inaugurada no próximo semestre a 131ª unidade da rede Livraria Leitura no Brasil. E ficará em Fortaleza, onde já há quatro unidades da empresa. A inteligente e benfazeja novidade será instalada no shopping Parangaba.

Chacina da informação
Brigar contra fake news virou rotina na Segurança Pública do Ceará. O setor precisou nesta semana rebater o site de abrangência nacional Metrópoles no qual se publicou que o município de Morada Nova tem apenas seis policiais militares. Não bastando as “tropas” bolsonaristas, teve mais essa.

Ouvir o outro lado, é assim que se diz?
Trecho da nota de resposta da SSP: “O efetivo (…) no município é de 150 policiais, sendo 138 da Polícia Militar, entre Policiamento Ostensivo Geral, Raio, Força Tática e Bepi, e 12 policiais civis (10 investigadores e dois delegados). O efetivo dispõe de sete viaturas e 16 motos para o patrulhamento”.

Curto é pra curtir

Ana Márcia Diógenes
A jornalista e escritora Ana Márcia Diógenes (foto acima) ministrará em 17 e 18 próximos a oficina “Microcontos: poucas palavras, muitas histórias”. Promovida pela Biblioteca Pública do Ceará, a iniciativa é gratuita e aberta ao público. E não se limita aos cearenses – trata-se ação remota, a ser conduzida na plataforma Meet, do Google. Ou seja, cabe o Brasil inteirinho.

Vai lá, é bacana!
Quem quiser participar vai encontrar neste link (https://l1nk.dev/tMQ0W) o formulário de inscrição.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz