- O Brasil está reaprendendo a debater temas sociais com maturidade e sem brigas, “lutando contra os extremos, punindo golpistas”. E a Assembleia Legislativa do Ceará tem feito o que lhe cabe. É assim que o presidente, deputado Romeu Aldigueri (PSB), vê o desempenho da Casa nos 100 dias do mandato que agora cumpre. Ele fez um balanço de atividades na última terça-feira, destacando programas como o Ceará de Valores e projetos sobre segurança pública, funcionalismo e direitos das mulheres, entre outros. No entanto, o parlamentar sabe que 100 dias ainda são um período curto no longo percurso que a Alece terá a cumprir sob a direção atual. Sabe, por exemplo, que dificilmente o equilíbrio de instituições resiste às altas temperaturas eleitorais – como a que já se prenuncia para 2026. E reconhece que manter sob controle os excessos das bancadas é fundamental para a Democracia e o respeito ao cidadão. É preciso, sim, qualificar os representantes e comprometê-los com o que a sociedade exige. Esse deveria ser um mantra.
Referência de resistência
Massacrado pela violência dos ditadores, o estudante cearense Bergson Gurjão terá amanhã, concedido pela Universidade Federal do Ceará, o reconhecimento de graduação pós-morte. Bergson foi assassinado em 1972 e é hoje referência na luta contra o autoritarismo. O ato será realizado na Reitoria da instituição, a partir das 17h30min.
Memória
Bergson Gurjão foi um dos líderes do movimento estudantil em Fortaleza, atuando como vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes e como diretor do Centro Acadêmico dos Institutos de Ciências da UFC. Por determinação do governo militar dos anos 1970, a matrícula de Bergson foi cassada pela universidade. Agora, faz-se a reparação histórica de mais uma atrocidade.
Rota da seda
Líder do governo na Câmara federal, o deputado José Guimarães volta animadíssimo da China, para onde viajou na comitiva do presidente Lula. “O Brasil leva na bagagem mais de 30 acordos comerciais, investimentos bilionários em diversas áreas e uma relação duradoura com o nosso maior parceiro”, escreveu nas redes sociais.
Sem perdas
Sobre a atualização de limites territoriais de cinco municípios cearenses, efetuada pela Assembleia Legislativa, o coordenador do Comitê de Estudos de Limites e Divisas Territoriais da Alece, Luiz Carlos Mourão, tranquiliza ânimos: “Nenhum município perdeu recursos financeiros”. O que se fez, afirma, foi uma correção que põe nos trilhos direitos sociais de várias comunidades.
Mapa
Itapipoca, Tururu, Uruburetama, Monsenhor Tabosa e Tamboril são os municípios alcançados pela decisão da Assembleia. Para cada caso foi feito um estudo econômico, com análises dos equipamentos públicos disponíveis nos locais.
Não é brincadeira não
O Sebrae Ceará está enxergando nos jogos eletrônicos uma importante opção para a geração de empregos e renda. O órgão apresentou o Plano Setorial da Indústria de Games do Ceará a uma comitiva internacional com mais de 10 representantes de diversos países. Os processos do setor incluem tecnologia de ponta, lazer, informação e muita criatividade. E competitividade.
Tetos
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, e o governador Elmano de Freitas (ambos do PT) firmaram contratos para a construção de 736 unidades habitacionais na cidade. O projeto não contempla apenas soluções imobiliárias, o que sozinho já é muito, mas também movimenta a geração de empregos na indústria das obras civis e no comércio.