– A Coluna observou na última terça-feira que o programa Pé-de-Meia, que assegura depósitos financeiros para estimular que estudantes de nível médio não deixem as escolas, é a peça de resistência do cardápio que Lula está servindo ao meio político – no qual figura, com relevância única, sua majestade o eleitor. No fim dos anos letivos médios, o aluno que integra o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) pode receber R$ 9,2 mil. Mas vale notar que o pacote não para aí. Segunda-feira passada, destacando a figura de Camilo Santana, ministro da Educação, o presidente da República sancionou lei que restringe uso de celulares nas escolas – essa limitação é considerada tão importante por especialistas que até estabelecimentos particulares de inescondível azedume contra a gestão petista estão alertando para o uso nocivo de telefones nas salas de aula. E já no dia seguinte estavam lá eles novamente, Lula e Camilo, anunciando outro programa de relevância inquestionável, o Pé-de-Meia do magistério. Não perca a meada e ligue os fios. Com certeza o eleitor não vai perder.
Motor
Chama-se Mais Professores para o Brasil a ação lançada pelo Planalto nesta semana. O objetivo do programa é o de “promover a valorização e a qualificação do magistério, além de incentivar a docência no país”, segundo o Ministério da Educação. Lula encasquetou com a ideia de fazer da educação um motor de desenvolvimento. Ainda bem.
Valor
Há uma relação muito evidente entre o Ceará e a noção de que educação revoluciona. Foram 633 os estudantes de escolas públicas do Estado que obtiveram notas superiores a 950 pontos na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024.
Tropa de elite
No País todo, apenas 12 candidatos ao Enem fizeram mil pontos na Redação. O Ceará teve um aluno nesse grupo, representando, então, 8,33% do total.
Fôlego
Enquanto estava na Holanda, o governador Elmano de Freitas recebeu a notícia de que em 2024 foi registrado o menor índice de roubos no Ceará nos últimos nove anos. O dado tem peso muito, muito relevante mesmo na formulação de propostas de parcerias internacionais como as que fez nos Países Baixos.
Nas ondas
Do pacote de sanções despachado pelo presidente Lula nesta semana, que incluiu o Pé-de-Meia Licenciaturas, a renegociação de dívidas dos estados e a proibição de celulares nas escolas, constou também o que define 25 de setembro como o Dia Nacional do Rádio. Reconhecimento justo a um veículo e a profissionais resilientes que vêm se reinventando ao longo dos anos.
Trilhas
Passou na Comissão de Turismo da Câmara federal proposta que tem caligrafia e sotaque cearenses. O projeto, com texto do relator, Eduardo Bismarck (PDT, na foto abaixo), determina que hotéis e outros meios de hospedagem reduzam três horas da primeira diária do cliente. É o período dedicado à limpeza e à preparação do aposento. A matéria ainda tem trâmite a cumprir na Câmara e no Senado.
Outro campo
Bismarck nem teve como celebrar na Câmara, mas vai comemorar com empreendedores e empregados da hotelaria. É que ele se licenciou do mandato de deputado para exercer as funções de secretário do Turismo do Ceará – cargo que já foi ocupado pelo pai, Bismarck Maia, ex-prefeito do Aracati.