- Passou na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado projeto que autoriza porte temporário de arma para mulheres sob medida protetiva de urgência. É uma típica matéria com conteúdo bolsonarista e inspiração fascista. A proposta havia sido feita pela ex-senadora Rosana Martinelli (PL-MT), da extrema-direita que se diz “conservadora” e “cristã”. Sob o pretexto de oferecer segurança a mulheres que sofrem perseguições de companheiros, o projeto na verdade alarga o mercado dos vendedores de armas e nem raspa o necessário e indispensável treinamento de quem manipula produtos do gênero. A ideia é apenas colocar nas mãos de mulheres agredidas ou ameaçadas instrumentos de morte. Simples assim. Nem se cogitou fortalecer plataformas policiais que protegem mulheres que estão ameaçadas. Nem ampliar ou especializar instâncias judiciais. A presidenta da comissão é Damares Alves (PL-DF), especialista em criar e espalhar fake news. O relator do projeto foi Magno Malta (PL-ES), que vem dando mostras seguidas de que carece de mais de tratamento médico do que de votos ou de audiência política. E haja boa Páscoa!
Riscos graves
É legítimo que se questione a iniciativa por pelo menos dois ângulos, além do que trata da falta de treinamento para o uso de armas: 1. A segurança de quem está no entorno das pessoas que portam revólveres ou pistolas, como filhos; 2. A possibilidade de o agressor, mesmo desarmado, tomar a arma e usá-la contra a vítima.
Bancadas
Os senadores cearenses Cid Gomes (PSB, titular), Luiz Eduardo Girão (Novo, suplente) e Augusta Brito (PT, suplente), integram a Comissão de Direitos Humanos. A tropa de choque da extrema-direita é preponderante no colegiado, incluindo Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o vulgo “Zero-Um”.
Polarização no humor
Não é nada engraçado o climão entre humoristas cearenses. Ao contrário, há acusações graves sendo distribuídas nas redes sociais de lado a lado. Inclusive a de que profissionais estão sendo pagos por grupos com interesses ideológicos. Ruim mesmo.
Stand-up do soldado
A propósito, esta semana foi iniciada na Câmara de Fortaleza por uma sessão para homenagear o Dia do Humorista, que havia transcorrido no último dia 12. A ideia de levar os gaiatos para o plenário da Casa foi do vereador Noélio Oliveira (União). Riu-se pouco, mais por carência de público do que de piadas.
Olhar
Está no ar a revista Mais Nordeste. E vem nas formas digital e impressa. A proposta é a de analisar os principais problemas e demandas do Nordeste brasileiro. O jornalista Cláudio Conceição é o diretor de Redação da Mais Nordeste e Arnaldo Santos é o editor-chefe. A revista terá correspondentes em todos os estados da Região.
Olho vivo
A Assembleia Legislativa vai aproveitar o hiper-mega-super-feriadão de Páscoa e Tiradentes para dar uma geral na manutenção de espaços. O incêndio que destruiu o plenário em junho do ano passado deu sobeja demonstração de que isso é indispensável e improrrogável.
Justiça pet
A Justiça cearense teve de interferir num caso no qual bom-senso e compreensão poderiam ter sido antes acionados. Veja só: condomínio no bairro Passaré, em Fortaleza, estava obrigando uma moradora a passear com a cachorrinha nas áreas comuns levando-a no colo. As regras não permitiam que o bichinho andasse no chão. A condômina reclamou que não poderia carregar o peso da pet. E levou a pendenga às barras da Justiça. Ganhou, é claro.