- Se os dias são de varejo aquecido, é justo que empresários, trabalhadores e clientes possam dormir embalados por boas notícias. A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é a principal delas. O IPCA é referência da inflação oficial do País, o que indica os humores do mercado. Pois a taxa caiu, segundo anunciou nesta semana pesquisa do Banco Central. Passou de 4,4% para 4,36% este ano. Parece pouco – são apenas 0,4 pontos, podem apontar os menos ilustrados no tema -, mas o impacto de cada dígito desses na economia nacional é imenso. E as boas notícias ainda têm prorrogação. É que a projeção da inflação para 2026 minguou de 4,16% para 4,1%, com previsões de 3,8% e 3,5% para 2027 e 2028, respectivamente. É claro que as alvíssaras não cobrem todos: há quem gostaria, mesmo, era de ver a economia em frangalhos – mas esses, que bom!, estão presos a outras preocupações.
Por que choras, Paulo Guedes?
Em curto prazo, a notícia sai do campo da análise econômica – como as que viam, vesgamente, o Brasil como uma Argentina e, depois, uma Venezuela – e passa para o político. Ano que vem é tido como decisivo para o confronto entre progressistas e neofascistas. Índices enxutos fazem diferença em pelejas desse nível. E muito.
Soma
O saldo de investimentos da Cagece neste ano é pra lá de significativo. A empresa fez as contas e está divulgando que aplicou mais de R$ 15 milhões para modernizar e automatizar sistemas de abastecimento no Estado. Importante: água com qualidade e saneamento eficiente são sinônimos de saúde e desenvolvimento.
Céu de brigadeira
A atual defensora pública-geral do Ceará, Sâmia Farias, toma posse ontem para mais um mandato. Ela foi sabatinada em novembro pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia. Passou sem problemas pelo crivo do Legislativo. Começa hoje a nova temporada prestigiada pelo governador Elmano de Freitas (PT) e pelos deputados.
Tito vive

Termina amanhã a visitação pública à mostra “80 anos de Frei Tito: Memória e Justiça”, na Procuradoria Geral de Justiça do Ceará (Av. Afonso Albuquerque Lima, 130, Cambeba), em homenagem o frade dominicano Tito de Alencar Lima (foto acima), morto em consequência de torturas sofridas pelas mãos de policiais e militares – ele participava de uma rede de apoio a perseguidos pela ditadura.
Criminosos
Cearense, Tito de Alencar foi torturado em 1969 e 1970 por um dos piores sádicos a serviço do regime. Era o delegado Sérgio Paranhos Fleury (segundo fontes históricas, um dependente de drogas), psicopata que se nivelava ao coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra. Ambos eram assassinos pagos com dinheiro do cidadão. Tito morreu na França, em 1974, atormentado pelas lembranças do suplício.
Memória
O Escritório de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Ceará tem o nome de Frei Tito. O serviço está completando 25 anos e inaugurou exposição ontem. A mostra, organizada pelo Memorial Deputado Pontes Neto (Malce), segue aberta ao público até 27 de fevereiro.
Sem roleta

Presentão mesmo quem ganha neste fim de ano é a população do Cariri. Já começou a tramitar na Alece projeto que estende para lá o Programa VaiVem – ação de democratização dos transportes públicos e de apoio do Governo do Estado a quem precisa de benefício no direito de ir e vir.


Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.