– Entre segunda e terça-feira passadas, usuários de ônibus urbanos passaram por um perrengue nunca testemunhado em Fortaleza. Companhias contratadas pela Prefeitura, sob a orientação do Sindiônibus – entidade que representa o patronato no setor – simplesmente suspenderam a operação de 25 linhas. Além de não terem avisado ao público da decisão, também teriam deixado de comunicá-la à gestão municipal. Com o boicote, instalou-se o caos, como seria de esperar. Causaram-se danos gravíssimos não apenas ao serviço público, que fica estratégica e politicamente fragilizado, mas também ao cidadão comum – que teve o direito de ir e vir negado -, à economia da cidade – cujas empresas funcionaram precariamente pelo atraso ou falta de empregados e ainda perderam negócios com a ausência de clientes – e a escolas, hospitais, escritórios, prestadores de serviços… Enfim, a tudo e a todos. Algo se esconde por trás disso. E, assim como o que está diante dos olhos da comunidade inteira, certamente não é algo bonito de se ver. Cabe às instituições apurarem, com seriedade e rigor, o que ocorreu.
O hoje
A deputada Larissa Gaspar (PT) acionou o Ministério Público em busca de solução. O deputado Salmito Filho (PSB) se manifestou nas redes sociais: “Preciso registrar a importância estratégica do transporte coletivo em uma metrópole como Fortaleza e, portanto, penso que esse caminho de acionar o Ministério Público seja equivocado”. E explicou: “Não será uma decisão jurídica, seja do MP ou do Judiciário, que irá resolver. Talvez, dependendo da decisão, poderá agravar”.
O ontem
O deputado Acrísio Sena também foi às redes, puxando a brasa para a sardinha petista: “A gestão da Luiziane (Lins) deixou o sistema de transporte público assim: 1. A frota de ônibus mais nova do país; 2. menor tarifa do sistema integrado; 3. malha de atendimento para transportar 1.200.000 pessoas/dia; 4. acessibilidade nos terminais de ônibus para pessoas com deficiência”.
Mérito
Salmito deu troco: “Vou citar só uma variável, dentre outras, que agravou muito mais o custo dos ônibus, seja para empresas públicas ou privadas. Quando Luizianne foi prefeita NÃO existia sequer o aplicativo WhatsApp nem muito menos aplicativos de transporte, como Uber, por exemplo, o que significa que esse desafio AGRAVOU demasiadamente!” Mais: “Claro que o contexto não tira o mérito da então prefeita Luizianne de ter trabalhado uma boa política pública no transporte coletivo de Fortaleza”.
Erupção

No fim das contas, conclui-se que cada um fala uma coisa e ninguém aponta caminho de consenso. E, assim, corre-se o risco de deixar a oposição nadar de braçadas.Olhar
Pesquisa do Instituto Opinião publicada neste site e jornal dá uma ideia boa do que vem por aí em 2026. Diz o texto que “Elmano venceria no primeiro turno com apoio de Lula e Camilo”. A sondagem é relevante por indicar que o apoio do presidente da República e do ministro da Educação deve ter peso de ouro no cenário local.
Trunfo
Estar com Lula e Camilo é, como mostra a pesquisa Opinião, vantagem considerável – tanto a situação quanto a oposição já sabem disso. É de se esperar a potencialização do que é positivo pela base de Elmano, portanto. E o que se pode aguardar dos adversários?
O grupo político do ex-prefeito de Eusébio e ex-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Acilon Gonçalves, se filia em massa amanhã ao PSB. Vai reforçar os alicerces do senador Cid Gomes. Detalhe que não é detalhe: não faz muito tempo, o bloco era feliz militante do bolsonarismo.
Papo reto
O Sebrae do Ceará realiza hoje coletiva de imprensa para apresentar detalhes da Feira do Empreendedor 2025 e do Siará Tech Summit 2025, que serão promovidos de 8 a 10 deste mês, no Centro de Eventos do Ceará. A coletiva será na sede do Sebrae (Av. Monsenhor Tabosa, 777 – Praia de Iracema), a partir das 14h.