- Quem se deixa encantar pela falácia de anistiar Jair Bolsonaro e outros envolvidos no golpe de 8 de janeiro está apoiando um plano que ameaça, mais uma vez, empurrar o Brasil abismo abaixo. O jurista Gustavo Sampaio (foto), professor de Direito Constitucional da Universidade Federal Fluminense, considera a irresponsável defesa de anistia para os golpistas de 8 de janeiro como um perigo grave: “Com democracia não se brinca. Se houve crimes contra a democracia, e todas as provas demonstram cabalmente que esses crimes aconteceram, não é razoável a esses criminosos que lhes seja dado o perdão da anistia”, explica. E avança: “Isso será o mesmo que conceder um mau exemplo ao Brasil, um mau exemplo a essas pessoas de que poderão se articular novamente contra o Estado Democrático de Direito, acreditando que receberão o perdão”. A professora de Direito Penal da Fundação Getulio Vargas em São Paulo (FGV) Raquel Scalcon se alinha a Gustavo Sampaio: “Estamos falando de crimes que querem, pelo menos em tese, implodir o próprio sistema democrático, o sistema constitucional. Não acho que nunca nada possa ser anistiado, só me preocupa o fato de que estamos tratando de discussões que envolvem crimes contra o Estado Democrático de Direito”.
Despropósito
O que há é um novo golpe. Esse segundo turno tenta não só desarranjar a estrutura democrática, mas arrastar para o lixo a Justiça e a política. O professor Vitor Schirato, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, bate o martelo sobre articulações que chegaram a casas parlamentares: “É absolutamente despropositado imaginar um parlamentar democraticamente eleito, que exerce função por causa do Estado Democrático de Direito, possa anistiar quem tentou acabar com o Estado Democrático de Direito”.
Na pista
O Detran-CE vai acelerar o atendimento de candidatos aprovados no programa CNH Popular. E fazendo hora-extra: será sábado e domingo próximos (dias 22 e 23) nos municípios de Aiuaba, Arneiroz, General Sampaio, Jati, Paramoti, Penaforte, Porteiras, Quiterianópolis e Tejuçuoca.
Mão na roda
O CNH Popular cuida da emissão de documento de habilitação para motoristas e motoqueiros que comprovam reduzidas condições financeiras. O serviço é gratuito. Em muitos casos, a carteira é meio para a geração de emprego e renda. E, obviamente, para o sustento de famílias.
Chegou atrasado
O vereador João Germano Medeiros, o “Germano He-Man” (partido Mobiliza), quer que a Prefeitura de Fortaleza dê bolsas de estudo para universitários. A ideia conflita com outra já existente, e bem grande, em plano nacional: o Prouni – Programa Universidade para Todos. “Menina dos olhos” do presidente Lula, o Prouni assegura bolsas de estudo integrais e de 50% do valor das mensalidades.
No foco
A jornalista cearense Sara Goes é agora uma das âncoras dos jornalísticos da articulação progressista Brasil 247 (www.brasil247.com.br). A atividade tem expressão nacional.
Eles sempre voltam
Escorraçado pelas urnas de 2020, o ex-senador e agora deputado federal Aécio Neves (MG), candidato do PSDB a presidente da República em 2010, reapareceu. Farejando a chance de lucrar politicamente com a inflação de alimentos, o tucano emergiu bancado por dinheiro do contribuinte: atacando a gestão de Lula em propaganda partidária de rádio e TV.
Zumbi
O PSDB é um caso exemplar de “enjeitado político” – por arrogância, incompetência para entender temas sociais, incompatibilidade com o povo e sem resultados positivos para apresentar ao cidadão, foi minguando, minguando e virou o que é hoje. Era o partido do presidente da República e do governadores de São Paulo ao Ceará, agora é um zumbi empregado do bolsonarismo.