– De cada 10 brasileiros residentes no Nordeste, seis acham que o País vive um momento de enfraquecimento da Democracia. Sob ataque violento e traiçoeiro de uma articulação entre Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, e Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil e réu – em vias de julgamento pelo STF – por uma fieira de crimes contra as instituições, contra o Estado e mesmo contra o erário, apenas 17% dos entrevistados consideram haver fortalecimento, enquanto 14% não veem diferença e 9% não se manifestaram. A pesquisa foi feita por uma empresa chamada “Alfa Inteligência”. Não se tem notícia no mercado de outras apurações de caráter similar, mas há pertinência no que foi apurado. O sentimento de terem sido enganados pelos bolsonaristas, traídos de forma escancarada e agora ameaçados com o risco de fome, desemprego, desesperança e morte é palpável. Miseravelmente palpável.
Quem vê o quê
A pesquisa indica que 72% dos evangélicos consideram que o cenário é de enfraquecimento democrático. Entre os católicos, o indicador é de 55%. Quarenta e nove por cento dos sem escolaridade veem enfraquecimento. Entre os que têm ensino superior, 60% concordam com a avaliação. O índice mais alto está entre os pós-graduados: 77%.
A culpa
Cartinhas com reclamações e indignações devem ser enviadas, por ora, para o Gabinete 785 – Anexo III – Câmara dos Deputados – Brasília-DF. É lá onde deveria dar expediente o deputado Eduardo Bolsonaro, porta-voz e leva-e-traz do pai nas maquinações com Trump nos EUA. Mensagens por e-mail para dep.eduardobolsonaro@camara.leg.br.
Rindo à toa
Matrículas de crianças de zero a três anos de idade em creches no País cresceram 3,1%. A informação é do Ministério da Educação. O ministro, Camilo Santana, diz que a melhoria resulta de investimentos na criação de novas turmas e de novos estabelecimentos, numa soma de diferentes programas e políticas públicas. O cearense Camilo estampa um sorrisão de orelha a orelha.
Eu CEI
Depois de entregar a primeira unidade da rede Girassol, formada por centros que darão atenção especializada a crianças autistas, o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), deu outro passo em direção à qualificação da educação pública. E inaugurou o Centro de Educação Infantil (CEI) Otacílio de Sá Pereira Bessa, na Parangaba. É o primeiro da gestão dele.
De olho na fila
O novo CEI vai atender 200 crianças de seis meses a três anos de idade, do berçário ao Infantil III. “Quando assumimos, havia uma fila represada de crianças aguardando vagas nas creches. Estamos trabalhando: entregamos esse e há mais quatro CEIs perto de inaugurar. Ampliamos com mais de 2 mil as vagas em creches conveniadas. Até o fim do ano teremos mais novidades”.
Água para todos
Cerca de 280 mil pessoas são o público a ser beneficiado pelo projeto Malha D’Água, operacionalizado pela Cagece no Sertão Central do Estado. Nove municípios serão cobertos pela iniciativa: Banabuiú, Jaguaretama, Solonópole, Milhã, Deputado Irapuan Pinheiro, Pedra Branca, Senador Pompeu, Piquet Carneiro e Mombaça.
Sons
O gaitista Rodrigo BZ (foto), nome forte na cena musical cearense, participa do Fórum Harmônicas Brasil 2025. A edição celebra os 20 anos do evento, com bate-papos com alunos da Casa de Vovó Dedé e apresentação de shows musicais. Cantina Pet, Portal InvestNE, Cagece e Casa de Vovó Dedé apoiam o Fórum.