A Coluna do Roberto Maciel (quinta, 28.8): “ACI, presente!”

– O presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI), Eliezer Rodrigues, está agora escrevendo uma matéria diferente das que costumava redigir nos mais de 40 anos que dedicou ao jornalismo. Ele deu entrada nesta semana na Secretaria da Cultura do Estado em solicitação de tombamento do prédio-sede da entidade, localizado na Rua Floriano Peixoto, no Centro de Fortaleza. O material protocolizado contém argumentos culturais, sociais, históricos e muitas informações técnicas. “Além da importância histórica para o jornalismo e a sociedade cearense, o edifício onde fica a sede da ACI representa na sua estrutura física a primeira edificação no Ceará idealizada via linguagem arquitetônica do Movimento Modernista Brasileiro”, explica Eliezer. Não se trata apenas de respeito a uma instituição centenária – foi fundada em julho de 1925 -, mas de respeito à memória da cidade e de lutas e resistências fundamentais para o Ceará e o Brasil.

Forma e conteúdo
A documentação entregue à Secult é parte de um “ritual burocrático, justificando a dimensão histórica e o valor arquitetônico do imóvel”, como diz Eliezer Rodrigues (foto abaixo). Pode até ser maçante, mas tem valor técnico incontestável. “A peça estudada é de autoria da equipe de arquitetos do  Instituto de Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade Federal do Ceará”, acrescenta o jornalista.

Eleição na ACI - Eliézer Rodrigues ganha manifesto de apoio

Um trisco de História
O prédio-sede a ACI foi projetado nos anos 1950, tendo sido inaugurado em 1959. Leva a assinatura do engenheiro e arquiteto Luciano Ribeiro Pamplona, que na época era professor da Escola de Engenharia da UFC.

O realejo diz…
Instrumento de origem milenar, a harmônica – ou “gaita de boca” ou, nordestinamente, “realejo” – é protagonista na Casa de Vovó Dedé, em Fortaleza, de evento para alunos da instituição e familiares. O Fórum Harmônicas Brasil tem a participação dos músicos David Tanganelli (SP) e Rodrigo BZ (CE). A Cagece patrocina o encontro, que visa, além da valorização artística, à formação de mão de obra no setor cultural.

Olho na conta
A Secretaria da Infraestrutura do Ceará está operando o que define como “o maior pacote de adesão da administração direta ao Mercado Livre de Energia”. E incluiu 55 novas unidades de órgãos públicos no projeto, dos quais 45 são escolas da rede estadual. A Seinfa calcula que até 30% do que o Estado gasta com energia elétrica serão economizados.

Aí vi vantagem!
Já são 79 os equipamentos públicos que dispõem de energia elétrica de fontes renováveis. O Hospital Geral de Fortaleza é um exemplo. A direção do HGF estima que vai diminuir R$ 2 milhões da conta anual de energia.

Tela super-quente

Crítica | A Montanha dos 7 Abutres - Plano Crítico
A Associação Cearense de Imprensa  faz sábado sessão de cinema pra lá de especial. Será exibido, a partir das 8h, o clássico “A Montanha dos Sete Abutres”, filmaço sobre ética e comunicação seguido de debate com os jornalistas Miguel Macedo e Marilena Lima e o pesquisador Roberto Bonfim. A ACI fica na Rua Floriano Peixoto, 735 – no centro do Centro de Fortaleza.

“Quero lhe contar como eu vivi”
E amanhã o projeto Belchior Vive apresenta Vivência de Violão com o músico Uchôa Negro. O tema é “Como Tocar, Sentir e Cantar Belchior”. A ideia é sensacional: promover imersão na obra do compositor sobralense. Será no Centro Cultural Belchior (Rua dos Pacajus, 123, no calçadão da Praia de Iracema), a partir das 18h. E fique ligado: serão apenas 15 vagas.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz