A Coluna do Roberto Maciel (quinta, 31.7): A chantagem que os brasileiros estão sendo forçados a pagar por quem exige impunidade

  • A frase, que tentava pilheriar e humilhar opositores, ainda ressoa na Internet. Foi proferida por Jair Bolsonaro, então recém-eleito presidente da República, no fim de 2018, simulando que estava dando um telefonema: “Lula, você vai apodrecer na cadeia!” Tinha também tom de vingança e ameaça, muito presente na retórica e nas ações daquele personagem de extrema-direita. Como a dinâmica das marés e dos humores políticos não se congela, cabe lembrar que Lula passou 580 dias aprisionado, não morreu e foi eleito de novo para o Planalto. E que Bolsonaro fez uma gestão de baixíssima qualidade e atolada em flagrantes de corrupção, estando agora a poucos passos de ser recolhido ao xilindró. O ex-capitão se atreveu a se achar um “mito” e caminha, trêmulo, para puxar cana. O foco, contudo, não é nem esse. É, sim, o custo que envolve as pressões para que Jair Bolsonaro saia impune das acusações. Amanhã, 1º de agosto, exportadores brasileiros deverão estar sendo cobrados com tarifa draconiana de 50% sobre o preço do que venderem aos Estados Unidos. Essa é uma real sentença de morte para muitas empresas e empregos. Bolsonaro e os filhos a pediram. Donald Trump, presidente dos EUA, a decretou. Isso não vai tirar o ex-presidente da trilha da cadeia, é lógico, mas vai ficar muito caro para os brasileiros. Quem vai cobrar dele mais esse prejuízo?

Ficou barato
Você já imaginou se um apresentador de TV dissesse publicamente que “pintou um clima” entre ele e meninas venezuelanas pobres, as quais suspeitava que estivessem se prostituindo? E um jogador de futebol? E um ator? E um padre metido a superstar? E o pastor evangélico? Pois Jair Bolsonaro, que disse a aberração, vai ter de pagar R$ 150 mil pela lascívia e por se achar “imbrochável”.

Puxando a capivara
Essa é mais uma condenação que o ex-presidente terá de ostentar na folha corrida. Foi-lhe pespegada pela Justiça do Distrito Federal, onde o delito foi cometido. Falou demais, se achou bonitão e irresistível e, pior do que isso, tentou normalizar o assédio sexual e a pedofilia. Pronto, tomou!

Muito prazer!

Tudo que Você Precisa Saber sobre o Orgasmo Feminino
Hoje é o Dia Internacional do Orgasmo. Vez por outra o amor e o prazer ganham necessária dimensão política e chegam à pauta parlamentar. Nesses dias tão carregados de ameaças e tiranos vai haver espaço para a delicadeza?

Top
O ensino público do Ceará alcançou mais uma taxa de extrema representatividade. As escolas oficiais do Estado lideram o índice de inscrições de estudantes concluintes da educação básica para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2025. A informação, do Ministério da Educação, chegou feito festa no Palácio da Abolição.

Nordeste
O índice do Ceará alcançou 96,87% de inscritos. Em números totais, essa moçada é formada por 104.250 alunos. Alagoas, outro estado nordestino que enfrenta os desafios de oferecer boa educação, ficou em segundo lugar, com 92,84% de concluintes da rede pública inscritos no Enem.

Sabadou!
Por falar nisso, vale lembrar: o Alcance Enem 2025 abre inscrições no próximo sábado, 2 de agosto. A ação socioeducacional da Assembleia Legislativa do Ceará tem aulas gratuitas e presenciais para estudantes em preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio. A inscrição é presencial: Rua Barbosa de Freitas, 2675 – Dionísio Torres – Anexo II da Alece.

No alvo
Para se ter ideia da eficiência do Alcance Enem, basta notar que mais de 6 mil participantes do curso foram aprovados no Exame. A participação é gratuita.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Banner-Coluna-1
Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz