– O governador do Estado de Atacama (Chile), Miguel Vargas, dois deputados provinciais, o presidente de empresa local de dessalinização, Marcelo Basaure, e a reitora da Universidade do Atacama, Maria José Gallardo, estão com agenda este mês no Ceará. Virão no próximo dia 18. A pauta inclui uma maratona de reuniões técnicas sobre temas que se tornaram estratégicos para a Cagece, empresa estadual de abastecimento de água e de saneamento. O destaque está em reúso e dessalinização – operações nas quais os chilenos têm elevada expertise. O grupo se encontrará com o governador Elmano de Freitas (PT), o presidente da Assembleia Legislativa, Romeu Aldigueri (PSB), e com o reitor da Universidade Federal do Ceará, Custódio Almeida. Também participará de seminário da Cagece no qual serão discutidos assuntos relacionados a abastecimento e saneamento básico.
Entregas
A visita do governador de Atacama ao Ceará é a segunda parte de uma ação de aproximação e parceria desenvolvida pela Cagece. Em abril passado, o presidente da Cagece, Neuri Freitas, e os diretores Luciano Arruda (Parcerias) e José Carlos Asfor (Engenharia) foram ao Chile dialogar sobre intercâmbio de operações e experiências.
Em pauta
Atualmente, a Cagece executa projetos de reuso de águas. A companhia deve iniciar ainda neste semestre a usina de dessalinização na Praia do Futuro – trata-se de parceria público-privada com a construtora Marquise.
Avia!
Começa hoje o Alistamento Militar 2026. O processo seguirá até 30 de junho. O alistamento é obrigatório para jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos de idade neste ano. Até mesmo quem mora no exterior precisa se apresentar.
Como fazer
O alistamento também inscreve mulheres brasileiras que queiram prestar serviço militar voluntariamente, desde que façam 18 anos em 2026. Essa é a segunda vez que a possibilidade é aberta ao público feminino. As inscrições podem ser feitas pela Internet em https://alistamento.eb.mil.br/
Vota à escola bacana
O Procon da Assembleia Legislativa está oferecendo informações e apoio a pais e responsáveis pela compra de material escolar das crianças. A temporada é de muita atenção para os consumidores. Os colégios só podem solicitar itens de uso individual e exclusivo do processo didático-pedagógico, como lápis e cadernos. E ainda têm de apresentar lista detalhada e plano de uso dos produtos.

Pode não!
As instituições de ensino não podem cobrar itens de uso coletivo (como papel sulfite, produtos de limpeza e materiais de escritório para a escola) nem exigir marcas, modelos ou lojas específicas para compra – a exceção pode ficar para a aquisição de uniformes, mas com a observação de regras. E não podem, nem pensando, em condicionar matrícula à compra de material específico.
Como chegar
O Procon da Alece funciona no anexo III da Assembleia (Av. Pontes Vieira, 2348, 3° andar) de segunda a sexta-feira, sempre das 8 às 17 horas. Os telefones são (85) 3277 3800 e 3277 3801. O email é proconalece@al.ce.gov.br.
Rojões
E hoje é feriado nacional na Bolsonalândia. Festeja-se o terceiro aniversário do golpe de estado gloriosamente frustrado de 8 de janeiro de 2023. A data também é comemorativa do festival de frouxidões, no qual seguidores fanáticos de Jair Bolsonaro apagaram milhares de manifestações de apoio à intentona, à ditadura e à armação.


Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.