Novidades no ar. Grupo de trabalho da Cagece se reuniu na semana passada, na Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), que tem sede em Santiago, Chile, com a cúpula da instituição. Recebidos por Javier Medina, secretário na Cepal, os cearenses expuseram demandas e potenciais do saneamento e do abastecimento de água no Estado. Um dos temas em pauta foi a usina de dessalinização que está com obras em andamento em Fortaleza. Programas de reuso de água também foram abordados. Medina propôs a criação de uma comissão institucional integrativa entre Cagece, Governo do Ceará, Universidade do Atacama e a própria Comissão. A parceria é nova e, se vingar, tem tudo para ser extremamente positiva. A começar pela criação de novas formas de dialogar pela qualidade de serviços essenciais.
O mundo real vai melhorando.
Não é nada boa – mas só para golpistas, “cidadãos de bem”, velhinhas com bíblias, moças com batom e similares – a notícia de que o Brasil avançou no ranking de Desenvolvimento Humano da ONU. Os outros acham mesmo é que o País pulou uma fogueira botando uma gangue para correr.
Deu bom
A Assembleia Legislativa deu uma força danada à Segurança Pública do Ceará. A Casa aprovou projeto do Executivo que abre crédito especial de R$ 53 milhões para pagamento de bônus aos servidores pelo cumprimento e metas. A Alece ajudou o governador Elmano de Freitas (PT) a honrar compromisso com o funcionalismo e, mais do que isso, foi camaradésima com a população que quer paz e tranquilidade.
Transbordante
O volume de chuvas em Fortaleza na quadra invernosa deste ano aumentou 51,4% em relação ao de 2024. Ainda assim, a cidade amargou 30% menos de ocorrências de alagamentos em comparação ao mesmo período do ano passado. Quem revelou os números foi o prefeito Evandro Leitão (PT), encharcado de animação.
Marcha, soldado!
Os bolsonaristas da Assembleia andam um tanto desorientados. A deputada Silvana Oliveira (PL) – que admite que quem manda no mandato dela é o marido – tem criticado acidamente a transferência do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar para a Polícia Militar. Já os aliados das fardas não acham isso. E se armam com argumentos para combatê-la. A unidade é estadual e há 32 anos atende pelo SUS.
Só com muita fé
Mas nem tudo são dissabores entre os “cidadãos de bem”. O pastor Alcides Fernandes (PL) anda com um sorriso de uma ponta à outra do rosto. Está felizaço porque Ciro Gomes (PDT) disse que é bem capaz de votar nele, pai de André Fernandes, para o Senado. Ciro já provou que não é lá grande referência eleitoral, mas um chameguinho assim não é de se jogar fora.
Não é novidade
O ex-prefeito de Caldas Novas (GO), Evandro Magal, bolsotucanista, está conspirando contra a cidade. E tem estimulado a população a não pagar o IPTU, um dos principais tributos municipais. O que há de novo? Nada! Em 2004, Cid Gomes, então prefeito de Sobral, igualmente tucano, tentou que o fortalezense não pagasse o IPTU devido à Prefeitura na gestão de Juraci Magalhães.
Passou
O próprio Cid, hoje senador do PSB, disse na época em uma entrevista ao jornal “O Povo” que não pagaria o imposto enquanto Juraci fosse prefeito da capital. Pegou mal. O desconforto causado por Cid, hoje senador, foi tão grave que aliados de Juraci publicaram na Imprensa uma nota de repúdio com um título pra lá de ácido: “Passa-moleque”.