- O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), passou o jamegão sob decretos que visam a regularizar o comércio de moda popular de Fortaleza. A expectativa é de, no mínimo, incentivar as vendas interestaduais – algo que pode resultar em qualificação e capacitação da mão-de-obra, na formalização de empreendimentos e na melhoria dos produtos. Isso tudo contrariando uma noção antiga que, em determinado momento das gestões, criminalizaram a atividade. A capital cearense já é um polo do setor, recebendo por todo o ano compradores de outras cidades do Estado e do País e até negociantes de outros países. Há mercado, sim, restando otimizar recursos e métodos. Serão beneficiadas as atividades com produtos listados em ato normativo da Secretaria da Fazenda do Ceará nas áreas da Feira José Avelino e entorno, do Centro de Fortaleza, e ainda do Centro Fashion, no bairro Jacarecanga.
Como a camisa e o botão
O estímulo à produção local de moda popular se encaixa no contexto em que as compras feitas em sites chineses, o que inclui roupas, passam a ser notadas com mais acuidade pelo fisco federal. A pressão da receita sobre o mercado externo pode render panos pras mangas por aqui.
Engajamento
Fala do superintendente do Sebrae, Joaquim Cartaxo: “Pequenos negócios representam mais de 93% das empresas formais do Estado. No segmento de moda não é diferente, por isso serão os grandes impactados pela medida, tendo a chance de ganhar mais competitividade e de, consequentemente, ampliar sua contribuição para o crescimento da economia cearense”.
Natural que seja assim
Chama-se “Óleos de Jeri” o programa de sustentabilidade ambiental lançado pela Cagece, que conta com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima e da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Jijoca de Jericoacoara.
Todos pelo ambiente
A ação da Cagece visa ao recolhimento de óleo e gordura de cozinha do comércio da Vila de Jericoacoara, em recipientes coletores disponibilizados pela empresa. O material será acondicionado e direcionado para a Cooperativa de Reciclagem, onde terão o destino adequado.
Igualdade
Tramita na Assembleia Legislativa projeto que cria o Programa Estadual de Equiparação Salarial entre Homens e Mulheres no Estado do Ceará. A proposta é da deputada Emília Pessoa (PSDB). A ideia é começar pelos órgãos públicos, sensibilizando depois a iniciativa privada.
Bota pra rodar
A Polícia Militar tem, a partir desta semana, mais 68 viaturas entregues pelo Governo do Estado para ações ostensivas em Fortaleza e Região Metropolitana. O novo secretário da Segurança, Roberto Sá, começou com o pé direito – justamente o que pressiona o acelerador.
Daqui pra ali
Esta Coluna é publicada às terças e quintas-feiras e aos sábados no jornal Opinião (www.opiniaoce.com.br) e no portal InvestNordeste (www.portalinvestne.com.br). Leia e compartilhe. Textos anteriores estão em https://bit.ly/3q4AETZ.