- As candidaturas a prefeito estão agora numa das faixas mais importantes da disputa, os dias finais de campanha do primeiro turno – e esse tempo passa inclemente: faltam hoje apenas 17 dias para o encontro entre votantes e urnas. É nessa etapa que o eleitor observa com mais atenção as alianças e propostas dos postulantes. Na fase inicial, o foco é para conhecer quem são e o que fazem os concorrentes. É justamente por essa divisão de águas que ganham expressão os apoiadores de uns e de outros. Aparecer na propaganda eleitoral não é só dar “um empurrãozinho” numa candidatura, mas fazer a diferença em todo um processo que pode significar a conquista ou a perda do poder local. É investir capital político, suor e argumentos. É colocar “a cara no sol”, “vestir a camisa”, como se diz popularmente. Pergunta que não quer calar: porque Jair Bolsonaro não se mexe pelos aliados em Fortaleza?
Vade retro
Há analistas que associam o mergulho de Bolsonaro ao fracasso da manifestação da extrema-direita na Avenida Paulista em 7 de setembro. Teria sido a baixa adesão do público o motivo para que o ex-presidente se recolhesse. Não por vontade própria, mas porque as campanhas não o querem por perto.
Educação, tecnologia e desenvolvimento
E hoje o governador Elmano de Freitas e o já recuperado de saúde ministro da Educação, Camilo Santana, assinarão a Ordem de Serviço para a primeira etapa da implantação do campus do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) no Ceará. A solenidade será às 15h45min, no Palácio da Abolição.
Retratos
O mercado de pesquisas eleitorais põe no ar hoje mais uma sondagem em Fortaleza. É da empresa MM Ideia, encomendada pela FM Jangadeiro. As informações prestadas ao TSE dão conta de que mil pessoas foram ouvidas. A semana teve, ainda, a divulgação de pesquisas dos institutos Veritá e Paraná e da empresa Real Big Time – todas apontado o crescimento do candidato Evandro Leitão (PT) e o derretimento de Wagner Sousa (UB).
Sinais
Tramita na Câmara federal projeto que obriga as companhias aéreas a fornecer sinal de Internet para o uso de passageiros nos voos nacionais. O texto não aponta só as vantagens para os clientes, mas o valor que a proposta agrega aos serviços das próprias empresas.
Ói!
Quem rejeita condições iguais para homens e mulheres precisa dormir com essa: o Senado analisa projeto que cria cota de 30% para mulheres na Câmara dos Deputados, nas assembleias legislativas e nas câmaras municipais. É para dar arrepios em qualquer misógino.
Sobrevoo
O projeto sobre wi-fi nas aviões ainda vai pousar nas comissões de Viação e Transportes, na qual só há um cearense – o discreto e quase invisível Robério Monteiro (PDT) -, e na de Constituição de Justiça, onde são titulares Danilo Forte (UB), Jaziel Pereira (PL), Eduardo Bismarck (PDT), Fernanda Pessoa (UB) e José Guimarães (PT).
Um olho mais agudo
A Assembleia Legislativa deu nesta semana uma pausa nas rotinas, em parte tomadas pela efervescência eleitoral nos municípios, e abriu espaço para a mais legítima cultura popular. Foi em sessão solene para celebrar o Dia Estadual do Maracatu, realizada por iniciativa dos deputados Renato Roseno (PSol) e De Assis Diniz (PT).
Candidato a síndico? Nada!
Prefeito José Sarto (PDT) participou na última semana de evento de empresa gestora de condomínios. E anunciou projeto de integração das câmeras de segurança dos condomínios com o sistema municipal de videomonitoramento. Seria a agregação de equipamentos privados ao serviço público. Sarto não é candidato a síndico, mas à reeleição para o Paço Municipal. Quem também esteve lá foi uma personalidade que nada como pouco: o ex-campeão das piscinas Gustavo Borges.
Aqui estamos nós
Esta Coluna é publicada sempre às terças e quintas-feiras e aos sábados no jornal Opinião (www.opiniaoce.com.br) e no portal InvestNordeste (www.portalinvestne.com.br). Os textos também estão em https://bit.ly/3q4AETZ. Leia e compartilhe.