A Coluna do Roberto Maciel (sábado, 1.2): A mão do Estado na geração de emprego

  • No dia em que se reuniu com representantes da Imprensa num café-da-manhã, o governador Elmano de Freitas (PT) recebeu a notícia de que o Ceará havia de tornado líder do Nordeste na geração de empregos com carteira assinada no setor industrial. Foi quinta-feira passada. O Estado passou a ocupar, além da primeira colocação no ranking regional da indústria, a sexta posição na relação nacional. Foi gerado, em 2024, o saldo de 13.557 ocupações formais nesse campo da economia. Deve-se destacar, porém, que nada foi à toa. Tudo o que se alcançou teve a mão estatal. As áreas de couro (3.752 vagas), alimentícios (1.831), confecções (1.771) e têxtiles (945) foram as que mais acrescentaram postos de trabalhos no Ceará no ano passado. Todas, segundo Elmano, são beneficiadas com incentivos fiscais do Fundo de Desenvolvimento Industrial, gerido pelo Governo do Ceará. Resumo da ópera: fala-se mal do Estado – “é pesado, é malconduzido, é gastador, é populista”, costumam atacar privatistas e outros capitalistas -, mas sem o Estado não se vive.

Alegria, alegria
Está marcado para 20 de abril jogo de futebol dito “solidário” em Fortaleza. É a promoção “Jogo da Alegria”, que se propõe a arrecadar donativos para pessoas em situação de risco. A grande estrela do evento está sendo anunciada como o ex-jogador Ronaldinho Gaúcho.

Passaporte

Ronaldinho Gaúcho passa a noite preso em cadeia no Paraguai
Ronaldinho Gaúcho é o cara que, junto com o irmão, Assis, foi preso em 4 de março de 2020, no Paraguai, portando passaporte falso (na foto acima). Os dois passaram cinco meses vendo o sol nascer quadrado mas sem deixar de bater uma bolinha, solidária, claro, com os outros presos.

Extraordinário
Hoje tem Assembleia. O Legislativo estadual abre neste sábado, com sessão começando às 10 horas, para o início das atividades de deputados no primeiro semestre de 2025. Estima-se que, com as eleições do ano que vem já dobrando a esquina, o calores em plenário sejam intensos.

Heitor “Hilbert”
E, preparadíssimo para voltar à Assembleia, sob a legenda do União Brasil, o deputado Heitor Férrer (UB) está diversificando: compartilhou nas redes sociais como faz tapioca – ou “tapioquinha da hora”, como escreveu. Antes, mostrou como prepara café. Corredor de rua que é, também mostrou a importância de se incluir proteína nas refeições.

Limão tech
O município cearense de Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe, entrou no mapa das big techs – como são chamadas as gigantescas marcas da tecnologia, não raramente acusadas de tentarem interferir na democracia e nos direitos civis. Foi lá onde, com parceria da estatal Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), o Google inaugurou uma sala numa escola pública.

Ok, Google!


As “salas Google” não são novidades. São ações da empresa em países em desenvolvimento – espaços ajeitadinhos, climatizados e integrados a escolas. Lá, estudantes podem pesquisar e conhecer aspectos da tecnologia. Não se contempla orientação crítica nenhuma sobre a influência de corporações assim na vida das pessoas.

Pingando
A sala de Limoeiro é a oitava de um projeto destinado ao Ceará, que prevê 40 unidades. Já há salas com a parceria da Etice em Beberibe, Deputado Irapuan Pinheiro, Fortaleza e Maracanaú.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Banner-Coluna-1
Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz