A Coluna do Roberto Maciel (sábado, 10.1): Boa notícia para o governo e a sociedade, mas péssima para a oposição: o número de homicídios caiu no Ceará

  • O ponto mais alto do noticiário desta semana destaca que caiu no Ceará o índice de homicídios. E a redução foi expressiva: em 2025, comparando os números com os de 2024, a diminuição foi de 7,7%. Trata-se de um resultado valioso para o Palácio da Abolição em qualquer sentido: primeiro, porque expõe ao cidadão um ganho de gestão muito positivo; depois, porque dá uma resposta política importante a 184 municípios, prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais e senadores; por fim, porque abre diante de 2026 – ano eleitoral – um panorama diferenciado na delicada e complexa área da Segurança Pública. E, permeando todas essas camadas, reforça-se o discurso de defesa da vida, proteção do patrimônio material dos cearenses e do combate à violência. Há, sem dúvida, uma conquista inquestionável para as famílias, os trabalhadores e as empresas e é de se esperar que o Governo faça as honras da casa expondo incansavelmente o novo quadro. A questão é saber como a oposição vai abordar esse assunto.

Ângulo
O tratamento que alguns segmentos políticos dão à Segurança passa a linha da irresponsabilidade e desemboca no deboche. Quando era deputado estadual, o youtuber André Fernandes chegou a dizer que “se feminicídio é quando matam mulher, homicídio é quando matam homem”. Depois, foi eleito deputado federal, candidato a prefeito de Fortaleza e é hoje presidente estadual do PL.

Na onda
Canoa Quebrada, praia cearense internacionalmente conhecida, respeitada e admirada, deu um caldo na concorrência. Barraca de lá publicou nas redes sociais postagem em que lembra: “Você está no lugar que não lhe cobram para sentar de frente ao mar”.

O preço
Os empreendedores de Canoa não disseram que o post tem a ver com o episódio que pôs abaixo a imagem de Porto de Galinhas (PE), onde um casal homoafetivo foi agredido por barraqueiros bem, digamos, “barraqueiros”. Mas tem.

Vão festejar
O governo Lula deu uma guinada e tanto: vai assegurar a caminhoneiros R$ 10 bilhões em créditos para a compra de veículos. A categoria foi vítima de manobras perigosas num passado recente, estimulada a boicotar o movimento nas estradas e a atropelar a economia. Lula está dando a mão a quem o tratou com traição.

Saúde + saúde
O hospital municipal do Aracati está recebendo produtos como cebolinha e coentro, cultivados na Estação de Fruticultura da cidade. Trata-se de projeto de inclusão social da Prefeitura que, em paralelo, reforça a qualidade da alimentação para pacientes da rede pública.

Polo
A propósito do Aracati, a comunidade já está esquentando os tamborins. A aproximação do Carnaval vem intensificando preparativos de comerciantes, pousadeiros, trabalhadores do turismo e da hospedagem e profissionais de outros setores. O Carnaval do Aracati é o centro folia do Ceará.

Poder jovem
O programa Ceará de Valores, da Assembleia Legislativa do Ceará retoma atividades hoje. A programação começa às 8h nos municípios de Iguatu, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte e Tauá. A Alece toca o projeto, voltado para as juventudes, com parceria do Instituto Centec.

A cobra que morde o rabo
O ministro do TCU Jhonatan de Jesus, que tentou sabotar a liquidação do banco Master – o que, se tivesse dado certo, poderia resultar num cataclisma em toda a economia nacional – foi nomeado para o Tribunal em 2023 pelo presidente Lula. O potencial destrutivo da ação alcançaria com força irrecorrível o governo federal. Ex-deputado federal, Jhonatan foi indicado pela Câmara.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz