A Coluna do Roberto Maciel (sábado, 12.7): “Jr. Mano: mistério a se desvendar e consequências a serem apuradas”

    • Quem é Júnior Mano? Sabe-se pouco no meio político sobre o deputado cearense de segundo escalão (ou terceiro, vá saber…), protagonista do rumoroso caso de desvio de “emendas pix” – com as quais o “centrão” e outros ajuntamentos do Congresso mexiam com bilhões de reais do erário, numa movimentação ao bel-prazer dos cometedores da derrama. O escândalo é tão aberrante que a Câmara e o Senado estão tremendo. Saiba, então: Jr. Mano não tem raiz na vida pública nem é de família abastada ou tradicional. Nem é empresário, o que diz ser, conhecido no Ceará. Ainda assim, em 2016 se elegeu vice-prefeito de Nova Russas. Em 2020, pelo PL, chegou à Câmara federal com 67.917 votos e em 2022 foi reeleito com 216.531 votos – a segunda melhor performance no Estado, triplicando o apurado quatro anos antes e perdendo só para outro bolsominion, André Fernandes (também do PL). Os feitos foram excepcionais, considerando que o município no qual tem base tem apenas 30.699 habitantes (IBGE, 2022), dos quais 24.229 são eleitores (TRE, 2024) e que, para o restante do Ceará, o parlamentar é mero desconhecido. Para se ter ideia da façanha, vale notar que o ex-prefeito Juraci Magalhães (1990-1993 e 1997-2005), mesmo com a influência que tinha, obteve ralas 31 mil indicações quando se candidatou a deputado federal em 2006. “Não quis gastar dinheiro”, justificou ao jornal O Povo. Juraci morreu em 2009 e entrou na história, entre admirações e acusações de desmandos com dinheiro público. Vivo, muito vivo, Jr. Mano também está entrando. E por razões nada honrosas. O que esperar disso?

Transformer
Diz-se que Júnior Mano casa e batiza politicamente em 60 municípios do Ceará. Se for verdade, seria mandatário, por assim dizer, de um terço do Estado. Teria saído do anonimato para se tornar um gigante. Em 2024, comandou a eleição da esposa, Giordanna Mano, à Prefeitura de Nova Russas. Giordanna recebeu 16.736 votos (83,53% dos votos válidos).

Top
O desempenho eleitoral de Mano o coloca no mesmo patamar de bolsonaristas como André Fernandes (CE) – ex-ativista de extrema-direita das redes sociais – e Nikolas Ferreira (MG) – ex-vereador conservador radical. A diferença é que Mano nunca foi uma coisa nem outra.

Perigosamente
É possível que Júnior Mano seja não só a ponta, mas as pontas, de icebergs à deriva no oceano político. Perguntas que a Polícia pode tentar responder: 1) Como se processa a eleição tão volumosa de desconhecidos?; 2) De onde tiram dinheiro – aquilo que Juraci não teve?; 3) Como gente noviça, às vezes só influenciadores e youtubers, chega tão longe?

Acolhimento


A Adufc (Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará) acolhe hoje mais uma rodada do Bazar Solidário da Ser Ponte, articulação social voltada arrecadar recursos para 48 famílias de seis territórios da periferia de Fortaleza. O atendimento ao público começa às 9h e segue até as 16h. A Adufc fica na Av. da Universidade, 2346, Benfica.

Grifes
As marcas Pump, Susclo, Negro Piche, Fargo, Shine, Gypsy, Laguna Brasil, Catarina Mina, Pimentá, Studio Orla, Um Dilema e Gabriela Fiuza doaram mais de 550 peças para serem comercializadas no bazar. Entre os itens há blusas, tops, croppeds, vestidos, calças, shorts, macacões, kimonos, saias e outros produtos de vestuário.

Cruzando desafios
A Ser Ponte atua nas comunidades do Serviluz, Raízes da Praia, Caça e Pesca, Sabiaguaba, São Miguel e Barroso – na maioria, pertinho da ponte sobre o Rio Ceará. Aproximadamente 240 pessoas, em 48 famílias, são alcançadas pelas ações da ONG. O foco principal é o combate à fome.

Salto

Praia Porto das Dunas - O que saber antes de ir (ATUALIZADO 2025)
O turístico e disputado Porto das Dunas, em Aquiraz, está a um passo de ganhar um valor a mais: a Cagece iniciou os testes da ampliação dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. O projeto deve beneficiar 50 mil pessoas – entre moradores, empreendedores e trabalhadores -, custando R$ 55 milhões.

You’re fired!
O constrangimento e a corrida alvoroçada de bolsonaristas após o terrorismo tarifário de Donald Trump contra o Brasil, temendo o óbvio reconhecimento como autores da tramóia lesa-pátria – o que de fato são -, fez com que gente do Republicanos pensasse em expulsar o presidente dos EUA da sigla. Domínio da Igreja Universal, o partido está explicando nos cultos que Trump é republicano, sim, só que de outras paragens. Ah, tá!

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Banner-Coluna-1
Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz