- A Secretaria da Segurança do Ceará anunciou nesta semana que diminuíram 21,8% as ocorrências de roubos no Estado. A queda se refere a janeiro a outubro último, comparados esses 10 meses ao mesmo período de 2024, conforme dados oficiais. Ok, o poder público tem mesmo o dever de atuar com rigor contra os crimes, quaisquer que sejam. Não faz mais do que a obrigação. No entanto, há uma narrativa contrária que impõe ao cidadão médio noções de que bandidos agem livremente e de que se ajuntam em facções para submeter governos e subjugar a sociedade – o que não são inteiramente irreais, admitamos. É um discurso que invade há anos o campo democrático, atiçado pelas eleições que se realizam a cada dois anos, que investe no medo e na fragilidade coletiva e em falhas de gestões. Essa “retórica da desgraça” tem ajudado a eleger uns e outros oportunistas e até aliados do crime. Apesar de qualquer ação que se faça contra os delinquentes, tem prevalecido uma fala fácil que derrota as necessidades de debate e de medidas técn
Contém ironia
Personalidade importantíssima para Fortaleza e seus cidadãos, um certo “dom” Bertrand de Orleans e Bragança, que se diz herdeiro da família imperial brasileira, recebeu da Câmara Municipal o título honorário de cidadão. Quem propôs foi “dom” Jorge Pinheiro, vereador do PSDB. Os relevantes feitos de Bertrand para Fortaleza devem ter pesado para a homenagem. Mas ninguém sugeriu, que bom!, que se desse a ele uma carteira de trabalho – documento o qual, aos 84 anos de idade, nunca viu.
Os ricos querem o céu!
A Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas e o Santuário Arquidiocesano de Adoração realizaram em Fortaleza edição da Mesa do Empreendedor sobre “a salvação dos ricos”. Trata-se de evento mensal que, segundo a Arquidiocese de Fortaleza, “integra fé, valores e práticas empresariais”.
E o camelo?
A “Mesa do Empreendedor”, conduzida por um industrial gaúcho chamado Jaime Lorandi, diretor da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, tende a negar o ensinamento bíblico de que “é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um homem rico ganhar a vida eterna”. Quem disso isso foi Jesus Cristo. Está em Mateus 19:24; Marcos 10:25; e Lucas 18:25.
Micronota

A jornalista Ana Márcia Diógenes (foto acima) apresenta segunda e terça próximas a oficina “Microcontos: poucas palavras, muitas histórias”, da Biblioteca Pública do Ceará. A participação é aberta ao público. O evento será online, na plataforma Meet, do Google. O link para inscrição é https://l1nk.dev/tMQ0W.
Fala sério!
Leva a assinatura do deputado Salmito Filho (PSB) projeto que institui no Ceará o Dia do Maratonista. A ideia é que seja em 7 de agosto, marcando o nascimento de Abebe Bikila (1932-73), atleta etíope daquela modalidade de corrida. A proposta vai enfrentar uma maratona na tramitação legislativa?
Fato vs. lenda

“O Homem que Matou o Facínora”, clássico do cinema de bangue-bangue, é o filme que estará em cartaz na próxima sessão do Cinema, Café e Tapioca, promoção da Associação Cearense de Imprensa. Será dia 29. Tem tudo com o clima insano agravado no País com a matança no Rio de Janeiro. O filme de John Ford toca numa ferida do jornalismo: “quando a lenda é maior que o fato, publique-se a lenda”
0800
O Cinema, Café e Tapioca é realizado no último sábado de cada mês na sede da ACI (Rua Floriano Peixoto, 735, 4º andar – Centro de Fortaleza). A entrada é gratuita, assim como o café e a tapioca também são camaradas. As atividades começam às 9h e incluem debate após a exibição.

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.