cagece54anos (1)
PORTAL INVEST NORDESTE_900x90

A Coluna do Roberto Maciel (sábado, 20.9): A política, o teatrinho do Capitão Wagner e a falta de noção mostram as armas para 2026 (ou “Melhore, meu povo, melhore!”)

  • O ex-deputado Wagner Sousa (União) achou de inovar a própria imagem e as abordagens que faz. Vestiu colete a prova de balas, se armou com pistola e invadiu modestas casas particulares da localidade de Uiraponga, no município de Morada Nova. Não tinha nenhum mandado judicial. E embora pose como expert em segurança pública, o que não é, posto que fez carreira na PM do Ceará dando aulas em cursinhos, dirigindo uma associação profissional e liderando um motim de militares, radicalizou. Além de entrar nos imóveis sem respaldo legal, seguiu apontando a arma para a frente – diferentemente de policiais em ação, que apontam para cima ou para o chão. Pautado por uma reportagem da TV Record, gravou vídeo dizendo que o local é uma “cidade-fantasma”, mesmo sendo somente um distrito. Quis fazer da encenação – ao estilo “Delegado Da Cunha”, “Delegado Caveira” e “Vereador PM Gabriel Monteiro” – uma peça política. Dava para piorar, porém.

Subo neste palco
O teatrinho de Wagner contou com a participação de um ator e também militar, o bombeiro-deputado Reginauro Souza (União). Acostumado aos palcos de peças com a temática transcendental, Reginauro largou as inspirações ectoplasmáticas e encarnou um coadjuvante obediente: concordou com tudo o que o ex-deputado disse.

Avia, má!
O capitão e o sargento não combinaram o figurino. Enquanto o primeiro se vestia de preto, como a se camuflar na escuridão, e ostentava um colete pesado, o sargento trajava calças de brim e camiseta de algodão. E estava desarmado. Se tivesse de enfrentar algum bandido, só lhe restaria passar sebo nas canelas e dar no pé.

Chegaram tarde
Antes que Wagner e Reginauro se animem a voltar a Uiraponga com as “investigações”, é bom que saibam: o suspeito de ameaçar moradores locais já está no xilindró. Foi preso em São Paulo, em 28 de julho. A Secretaria da Segurança Pública do Ceará não divulgou o nome do preso, mas sabe-se que tem 25 anos de idade.

Reação
Foi com força que o presidente da Alece, Romeu Aldigueri (PSB), bateu na PEC da Bandidagem. O arranjo foi aprovado por bolsonaristas na Câmara federal para tentar humilhar a polícia, o Planalto e o Judiciário, assegurando impunidade a parlamentares ladrões – inclusive os que o crime organizado ajudou ou vai ajudar a eleger.

ALECE - Romeu Aldigueri anuncia novidades para a Assembleia Legislativa em participação no Conexão Alece

Passos para trás
“É um retrocesso gigante, ainda mais colocando votação secreta. E para beneficiar parlamentar por crime cometido fora do exercício (parlamentar). Espero que o Senado barre isso”, disse Romeu.

Se botando
Fortaleza entrou no páreo para ser a sede da 18ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (COP18). O evento é um dos muitos que, pautados pela questão ambiental, reúnem nações em torno de uma pauta importantíssima. A COP18 só será realizada em 2027. Antes, em 2026, a Convenção será na Mongólia.

Ô, Inácio
“Queremos ter voz, precisamos ter atenção completa”, diz o ex-deputado Inácio Arruda, atual secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência e Tecnologia. Foi Inácio quem cuidou de avisar que Fortaleza está se mexendo para sediar a Conferência.

Cada um com seu cada qual
Enquanto a deputada Luizianne Lins foi a Gaza cumprir missão humanitária, o senador Eduardo Girão vai à Itália ser solidário com a condenada e foragida Carla Zambelli.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz