A Coluna do Roberto Maciel (sábado, 22.11): Os tigrões da Segurança viraram gatinhos no caso de Curral Velho

  • Agendou-se para a próxima segunda-feira o julgamento de três envolvidos num escabroso crime movido por interesses contra o ambiente. O caso é conhecido como “Curral Velho” – denominação de comunidade no município de Acaraú na qual, 21 anos atrás, tentou-se uma chacina contra 11 moradores. Há um traço comum entre os três acusados que estarão diante do júri: Luciano Barreto Coutinho Benevides, José Werbster Gonçalves de Sousa e José Roberto Lira são (ou eram) profissionais da Segurança Pública. Luciano servia à Polícia Civil como delegado, José Roberto era subtenente da Polícia Militar e Werbster atuava como escrivão. Mesmo rumoroso, o episódio não produz um “ai” de valentões como o ex-deputado Wagner Sousa ou o deputado Carmelo Neto, que se metem em simulacros de coletes a prova de balas e saem por aí posando de bambambans. Ninguém se manifesta, ninguém fala em defesa dos policiais. Pode-se enxergar um motivo: os reús têm ampla possibilidade de condenação e as eleições de 2026 já vêm dobrando a esquina.

Nos autos

Uma empresa atuante em Curral Velho (comunidade no distrito de Gamboa da Aroeira, em Acaraú), é citada nos autos como contratante dos policiais – que eram lotados no município de Horizonte. Chamava-se Joli Pescados, depois Joli Aquicultura, que disputava com moradores locais uma área de manguezal. A Joli havia instalado lá um criadouro de camarões. Aparece agora como “baixada” (desfeita) nos cadastros oficiais.

Motivos

Luciano Barreto Coutinho Benevides, José Werbster Gonçalves de Sousa e José Roberto Lira estarão no banco dos réus sob a denúncia de que sequestraram, torturaram e tentaram matar moradores de Curral Velho. E que feriram três pessoas a tiros, além de ameaçar a vida de outros.

É longe, viu?

Horizonte fica a 280 quilômetros de Acaraú. Os acusados se deslocaram essa distância toda para se encrencar com a Justiça.

Educação e mobilização

O programa Ceará de Valores inicia hoje nova fase. E tem aberturas oficiais em Canindé, Quixadá, Sobral e Santa Quitéria – são as chamadas “cidades-polos“. Voltada para as juventudes, a iniciativa é da Assembleia Legislativa, com parceria do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec). Mais de 16 mil inscrições já foram feitas em todo o Estado.

Passo a passo

As etapas anteriores do Ceará de Valores foram realizadas em Fortaleza, Maracanaú, Caucaia e Aracoiaba. Cada jovem recebe kit com sacola, camiseta, caderno, lápis, caneta, garrafa e fone bluetooth. A próxima fase terá início no próximo dia 29, em Fortim, São Benedito, Itapipoca e Granja.

Racha

A vereadora Priscila Costa (PL) tem tudo para ser novo elemento de rompimento no bolsonarismo. Ela assume no Ceará posição como a da deputada catarinense Carol de Toni. Priscila está doidinha para ser candidata ao Senado. Diz que é a preferida de Michelle Bolsonaro.

Vereadora mais votada de Fortaleza, Priscila Costa, é escolhida como vice-presidente do PL Mulher Nacional – Opinião CE

Divisão

Se der certo, o plano de Priscila pode desmontar projetos de André Fernandes, Ciro Gomes e Tasso Jereissati. Representantes da direita, os três sonham em ter como candidato a senador o deputado Alcides Fernandes, pai de André. Mas, como até o mais bobo bolsonarista diz, “onde tem racha tem problema”.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz