- O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação encarregou grupo técnico de visitar a Cagece para aprofundar conhecimento sobre projetos de inovação focados em energias renováveis e no reaproveitamento de produtos de biomassa, como lodo e biogás de esgoto. A empresa cearense tem se destacado em papel referencial no setor. Tornou-se modelo para pesquisadores e instituições no que diz respeito a iniciativas de ponta. Duas ações, pelo menos, despertam interesse especial: o projeto de produção de bio-óleo e biocarvão por pirólise e a Usina Modelo de Valorização Energética de Biogás e Lodo, esse último desenvolvido em parceria com as universidades Federal do Ceará e Estadual do Ceará. “As parcerias da Cagece com a UECE e UFC demonstram que é possível reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa nas estações de tratamento de esgoto, empregando tecnologias mais sustentáveis para transformar o lodo de esgoto”, diz José Rocha, pesquisador sênior e chefe do Escritório de Parcerias do Nordeste do Centro de Tecnologia e Inovação Renato Archer. Em outras palavras: criam-se ativos econômicos a partir de passivos ambientais.
Casa nova
Presidido pelo cearense Edilberto Pontes, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, o Instituto Rio Barbosa está para inaugurar sede nova em Brasília. A instituição se dedica a estudos e pesquisas sobre o controle de contas públicas. A solenidade será na próxima quinta-feira, 31, a partir das 16h30min.
O material e o imaterial
A nova sede do IRB é um marco da gestão de Edilberto, que começou em 2024 e termina neste ano. Tem o mesmo peso institucional do Prêmio Inovattio, lançado pela entidade para reconhecer e disseminar práticas inovadoras que fortaleçam a atuação dos Tribunais de Contas e gerem valores sociais.
Viagem no tempo
Segue até 17 de agosto a exposição “Alece 190 anos: a Casa do Povo”, organizada pelo Memorial Deputado Pontes Neto, órgão responsável pela preservação da história da Assembleia Legislativa do Ceará. A mostra reúne documentos históricos, objetos simbólicos, vídeos, depoimentos e recursos acessíveis. Parte do acervo do Memorial está exposto.
Lugar de crianças
Quando agosto chegar – e já está dobrando a esquina -, Fortaleza receberá um dos principais eventos nacionais para construção de cidades acolhedoras para a primeira infância. É a quarta edição do Encontro Nacional Urban95. A Prefeitura promove a ação, tendo como parceiros a Fundação Van Leer, o Centro de Criação de Imagem Popular e o projeto Descobrir Brincando. O Urban95 será de 6 a 8 do próximo mês.
Momentos de troca
A Rede Urban95 reúne 65 cidades do País e deverão estar no evento representantes de todas elas. O foco é não só o lado material, de tijolo e cimento, mas as necessidades de crianças pequenas e de que cuida delas. A incorporação ao evento de um local importante da cidade, o Bosque do Paço Municipal, onde será o encerramento, é um excelente novidade.]
Vital
Ecos do que se foi: a micareta Fortal contou com um espaço que chamou a atenção de foliões e foliãs para além do axé e dos abadás. Foi a “Tenda Lilás”, montada pelas secretarias estaduais das Mulheres e da Segurança Pública e Defesa Social. O espaço prestou serviços para prevenção e combate à importunação sexual e à violência contra mulheres. Justo e inadiável.