A Coluna do Roberto Maciel (sábado, 3): Quem está na luta contra as violências sofridas pelas mulheres?

A Assembleia Legislativa do Ceará agendou para este sábado a 3ª Marcha em Defesa da Mulher. A mobilização está sendo feita pela Procuradoria Especial da Mulher e o Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense. É uma iniciativa institucional ampla – cabendo, portanto, a toda a Casa. No entanto, tem uma virtude bem curiosa: servirá para mostrar quem, de fato, se posiciona contra a violência que mata mulheres e alarga e aprofunda abismos sociais. É papel de cada parlamentar, independentemente de que campo ideológico frequente, atuar em defesa dos interesses sociais e das demandas do cidadão. Mas, apesar de esse ser o fundamento do exercício dos eleitos, sabe-se também que muitos dão de ombros para a gravidade do quadro. Umas dizem que são apenas marionetes subordinadas aos maridos, outros dizem “dane-se!” para o feminicídio. Como na primeira edição da Marcha, em 2023, espera-se o engajamento de entidades civis, vereadoras e vereadores de diferentes municípios  e de centenas de pessoas. A ideia é consolidar a atividade como uma das principais do Agosto Lilás no Estado. A campanha é nacional e visa ao enfrentamento da violência contra a mulher. Para 2025, a expectativa é reunir cerca de 800 participantes.

“Deslição” de história
Desapegado do necessário e indispensável senso de “se passar”, o deputado Carmelo Neto (PL) não teve nem tempo de curtir o sobrenome fake que aplicou a si – ele agora se chama “Carmelo Bolsonaro”. O gozo e a alegria vazaram rapidinho por obra e graça do dono do partido, o ex-presidiário Valdemar da Costa Neto.

Dá zero pra ele!
Estraga-prazer e completo ignorante em história, política e ideologia, Valdemar da Costa Neto comparou Jair Bolsonaro com Che Guevara – um dos líderes da Revolução Cubana (1959), martirizado pelo exército boliviano em 1967: “Têm um carisma brutal!” Não avacalha, Valdemar…

Vade retro
Resumo da ópera: o imberbe deputado cearense, que desprezou as raízes familiares para assumir o nome do líder por quem é apaixonado, vai ter agora de pedir para ser chamado de “Carmelo Bolsonaro Guevara de La Serna”. Pensando bem, é melhor não.

Dois pra lá, dois pra cá
A OAB-CE faz hoje a Festa do Rubi – tradicional comemoração da entidade em homenagem aos advogados. Para animar o remelexo, no Centro de Eventos, a Ordem chamou a cantora paraibana Elba Ramalho.

Sinta-se em casa
Elba tem lá suas vivências com a Justiça. Em 2002, tentou censurar na Internet a conhecida Família Passos, que parodiou birra da cantora contra o público que gritava “Fora Bolsonaro!” num show em Salvador (BA). Perdeu a ação.

É sempre assim
Elba é presidenta de honra de uma certa “Rede Nacional em Defesa da Vida e da Família”, também citada como “Rede Colaborativa Brasil”. Essa ONG impediu, com ações judiciais e pressões, que se assegurasse direito de abortar a uma menina de 13 anos de idade, que engravidou após ser estuprada em Santa Catarina. Depois da confusão feita, a ONG abandonou a menina e o bebê.

Nem tanto ao mar nem tanto à terra
O deputado Bruno Pedrosa (PT) quer que o cearense festeje o Dia do Transportador Escolar no Calendário Oficial de Eventos do Estado. Seria em 25 de julho. A data  refere-se ao “tio da kombi”. Aviso: não vai ser feriado. E por que 25 de julho? Bruno não disse e ninguém perguntou.

Cába lesado!
Outra: já existe no Ceará o Dia Estadual do Transporte Complementa , celebrado em 6 de julho. Foi aprovado na Alece em 2015 e sancionado pelo então governador Camilo Santana (PT). Sabe quem propôs? Pasme: Bruno Pedrosa. E por que 6 de julho? Bruno não disse e ninguém perguntou.

Bem, amigos!
A propósito, foi o “companheiro” Bruno que convenceu a Assembleia Legislativa a  dar o honroso e supimpa título de Cidadão Cearense a Galvão Bueno.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz