A Coluna do Roberto Maciel (sábado, 30.11): Obrigações também devem ser compartilhadas

 

  • Sairão da conta da Cagece R$ 55 milhões para ampliação do abastecimento de água e do sistema sanitário no Porto das Dunas. Aquela é uma marca turística e residencial do município de Aquiraz e do Ceará. Estima-se que os serviços beneficiarão mais de 50 mil pessoas. A conclusão das obras é prevista para junho do próximo ano. Entra aí a necessidade de reflexão: embora haja soma vultosa do Estado, em que, como e quanto têm aplicado a prefeitura local e a iniciativa privada em estruturas públicas relevantes? Ingressando agora na alta temporada de férias e em nova etapa da administração municipal, o que a comunidade e os visitantes poderão ver de esforços para agregar valores e direitos ao caro Porto das Dunas e a outros pontos não tão caros e não tão conhecidos, embora não menos importantes? Não se nega a pertinência de projetos, mas deve-se destacar o necessário compartilhamento de responsabilidades, de obrigações e de investimentos. E isso não se vê por ali.

Mobilizados
Já começou a mobilização dos servidores públicos estaduais do Ceará na campanha salarial de 2025 – e olha que o calendário ainda não virou o ano. As categorias estão reivindicando 8,26% de aumento no contracheque. Esse índice, segundo o Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará, soma a inflação deste ano ao crescimento do Produto Interno Bruto do Estado.

Start
A Assembleia até realizou na última quinta-feira audiência sobre a pauta – tipo uma largada da maratona de atividades do funcionalismo. O Fórum alega que o acumulado de perdas salariais nos últimos 10 anos supera o índice de 32%.

Alece
E segunda-feira a Alece faz atividade preparatória para a eleição da nova Mesa Diretora. Confirmando-se Romeu Aldigueri (PDT) na presidência, o comando volta a representar a Região Norte do Estado. Antes dele, Zezinho Albuquerque havia usado o gabinete 01 de 2013 a 2018. Aldigueri é de tradicional família granjense.

Triste lembrança
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será personagem central de manifestações previstas para o País todo em 10 de dezembro, quando se celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Não que ele tenha algum respeito ou afeição ao tema. Na verdade, ele despreza e repudia qualquer abordagem que se relacione às garantias civis. Chega ao ponto de elogiar pública e orgulhosamente a tortura e torturadores.

Sem anistia
A lembrança de Bolsonaro tem a ver mesmo é com a pressão social sobre a Polícia Federal e o Poder Judiciário para que ele seja preso pelo tempo necessário para que, segundo os defensores da tese do xilindró, pague pelo que causou ao brasileiros. Os atos de 10.12 vão focar nisso também.

Rol
O golpe de estado de 8 de janeiro de 2023 – impedido pelas instituições democráticas – e os planos para matar o presidente Lula e o vice, Geraldo Alckmin, e o ministro do STF Alexandre de Morais lideram as acusações. Mas há também os casos de genocídio, roubo de joias e má-gestão. Convenhamos, no entanto: para isso tem tempo.

Joga contra

Bolsonaro agora diz que militares seguem "o norte indicado pela população" | Exame
E cresce, na caserna, a avaliação de que Bolsonaro também atuou contra as Forças Armadas. Teria agido sem responsabilidade para preservar a imagem e a importância do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. Em resumo: ele está cada vez mais isolado.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Banner-Coluna-1
Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz