A Coluna do Roberto Maciel (sábado, 5.7): Antes moribunda e apodrecida pela corrupção e pela insanidade, a Educação renasce e volta a respeitar direitos sociais

  • Caíram nas contas de estados, municípios e do Distrito Federal mais de R$ 4,5 bilhões. Essa dinheirama toda diz respeito às complementações da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) referentes a junho. É obrigação constitucional do Governo Federal fazer o repasse, mas nem sempre isso se cumpriu com base em projetos ou realizações – basta verificar a gestão golpista no Palácio do Planalto, quando seguidos roubos no Ministério da Educação apareciam mais no noticiário do que ações positivas. Vale recordar o “caso Decotelli”, no qual um quase ministro foi flagrado mentindo no currículo. Ou o da “mina dos pastores”, no qual chefes de igrejas evangélicas pagavam propinas em ouro em troca de fundos milionários. Ou a sequência de sandices paridas por Abraham Weintraub, iletrado a quem Jair Bolsonaro confiou a Educação dos brasileiros. Ou a fonte de ignorância que definia Ricardo Vélez, fanático seguidor do falso filósofo Olavo de Carvalho. Que fase! Há uma diferença gritante entre dois recortes do História do Brasil. Ainda bem.

Atenção
E o Ministério da Educação, em parceria com o da Saúde, realiza hoje um mutirão de atendimentos em todo o país. Os 45 Hospitais Universitários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao MEC, oferecerão serviços à população visando a ampliar a cobertura e a reduzir o tempo de espera na rede pública de saúde.

Batendo o centro

Camilo Santana
O “Dia E”, como se batizou o mutirão, é o pontapé inicial de uma proposta maior. Fala do ministro Camilo Santana (foto), da Educação: “Vamos seguir com esse esforço coletivo. De março pra cá, conseguimos aumentar o número de atendimentos em 17%. Temos uma meta ousada, de ampliar para 40% até o fim do ano. Essa medida reforça o papel dos Hospitais Universitários de serem reconhecidos como 100% do SUS”.

Força conjunta
Cada mutirão do MEC e do Ministério da Saúde prevê 7,8 mil atendimentos – são mil cirurgias eletivas, 1,2 mil consultas e 5,6 mil exames em diferentes especialidades, como Oncologia, Cardiologia, Ortopedia, Oftalmologia e Saúde da Mulher. Os ministros todos do Governo Federal estarão nos estados mobilizando a rede de profissionais de saúde nos Hospitais Universitários.

Pau na máquina!
A jornalista e escritora Ana Márcia Diógenes lança hoje o livro “Caso porque te amo, mato porque me amo”. A apresentação integra o Gallery Center Day, evento promovido por um polo de cultura, criatividade e inteligência entre os bairros Aldeota e Dionísio Torres. O Gallery fica na Av. Antônio Sales, 2371 (pertinho da Praça da Imprensa), mas também tem acesso pelo Rua Dom Expedito Lopes, 2540.

Estranho no ninho
A necessidade de regulação das redes sociais ganhou um improvável aliado na Assembleia Legislativa do Ceará. Mesmo sendo emperdenido bolsonarista, além de ser considerado como “terrivelmente evangélico”, o deputado Luiz Henrique (Rep) tem defendido o fortalecimento de medidas de fiscalização na Internet.

Carnificina
Diz ele: “Os pais acham que os filhos estão seguros em casa, mas a Internet é uma terra sem lei”. A extrema-direita, no sentido oposto ao de Luiz Henrique, chama de “censura” qualquer menção a controle social do faroeste que viraram as redes sociais.

Tatuzão

Linha Leste: Mais um par de tuneladoras testado e pronto para embarque a caminho do Ceará - Governo do Estado do Ceará
Chegou ontem ao canteiro de obras do Metrofor na área do Colégio Militar a segunda máquina de escavação empregada no serviço. É o que se chama de “tuneladora”. O secretário da Infraestrutura do Ceará, Hélio Winston Leitão, irmão caçula do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), acompanha passo a passo a operação do equipamento.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Banner-Coluna-1
Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz