A Coluna do Roberto Maciel (sábado, 18.1): A caixa-preta de Sarto precisa ser aberta – a transparência assim determina

  • Não está faltando muito para o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), mostrar com transparência a situação em que o antecessor, José Sarto (PDT), deixou o município. Pelo menos é o que ele espera. Pelo menos é o que se deve esperar dele. Até o fim deste mês, segundo Evandro, a comissão que representou a nova gestão na transição administrativa deve dar o ponto final nas análises da documentação obtida. O anúncio de um pacote da cortes de despesas, feito nesta semana, incluindo salários do primeiro escalão e pessoal terceirizado, não foi um mero ato simbólico de austeridade e de saldo bancário minguante, mas um gesto para avisar à população que, pelo menos sob a letra da lei, o desmando não pode ficar impune. Ainda há muito o que se contar sobre a passagem da tragédia chamada Sarto no Paço Municipal. Ninguém quer o silêncio, Evandro.

Super-Mário
O ex-deputado e ex-vereador Mário Mamede bateu firme no bolsonarismo que se grudou à gestão de Evandro Leitão (PT). “Quero acreditar que o Evandro Leitão deseja, sinceramente, fazer uma boa gestão, mas estou certo de que, em relação ao IPM, o prefeito não fez uma boa escolha”, escreveu em artigo.

Certeiro
Mário, que também já foi superintendente do Instituto de Previdência do Município (2007-2012), mirou na conduta da nova chefe do órgão, Aline Vilar de Oliveira, advogada potiguar que se manifestava nas redes sociais a favor de Jair Bolsonaro, atacando enfaticamente a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann.

Fila do Sine
Apontada como autoritária, Aline teria posto no olho da rua dezenas de servidores terceirizados sem expor razão. “Nenhuma explicação, pelo menos uma justificativa qualquer, um mínimo de respeito aos que estavam sendo afastados. Apenas a determinação para que tirassem suas coisas das salas, limpassem as gavetas e saíssem de imediato do IPM, pois não mais necessitavam dos seus serviços”, registrou o médico.

Ói!

Ontem, circulou entre os dispensados a informação de que a decisão era legalmente inválida e que o IPM havia chamado os servidores de volta. Aline Vilar até enviou mensagem dizendo que “foi um mal-entendido”, no estilo “sem querer querendo”. Mas o ônus do erro vai ficar mesmo é para a Prefeitura de Fortaleza. Ora, se vai!

Cuidem-se

O Vapt-Vupt Papicu, que o Governo do Estado mantém no shopping RioMar Fortaleza, funcionará hoje, das 10 às 16h. O serviço disponibilizará vacinas para crianças, adultos e idosos.

Sem radiador

Segunda-feira que vem, 20 de janeiro, é o Dia Nacional do Fusca. Abstraindo uns e outros respeitáveis afetos, sabe o que isso significa? Nada.

Lata velha

O fusca, carro popular da fábrica alemã Volkswagen, começou a ser produzido no Brasil em 20 de janeiro de 1959, em São Bernardo do Campo (SP). Foi superado por outros modelos em itens como segurança, design, conforto e tecnologia – ou seja, em tudo. Na boa: o fusca é uma sucata ambulante. Se tanto.

 

 

 

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Banner-Coluna-1
Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz