PORTAL INVEST NORDESTE_900x90

A Coluna do Roberto Maciel (sábado, 8.11): Guimarães e a pacificação no campo progressista

  • Fala-se muito em “pacificação”. A palavra cai bem para tudo, não duvide. Ou quase tudo: segurança, justiça, esporte, convivência social, concorrência empresarial e para vários etcs que se possam enfileirar. E, claro, para a política. O campo progressista do Ceará está enxergando agora uma possibilidade de “pacificação” em relações com aliados que, em ocasiões passadas, já deixaram cicatrizes e rancores. A chance de acerto está em 2026 e atende pelo nome de José Guimarães. O deputado federal, reconhecido como um dos mais orgânicos integrantes do petismo nas cenas local e nacional, trabalha para ser o candidato do PT ao Senado no ano que vem. É uma vaga da qual já abriu mão em diferentes oportunidades, visando sempre à tal da “pacificação” com parceiros. Agora, no entanto, ele mesmo carrega a tarefa e a missão de ser o pacificador. De ser, de uma vez, só o sujeito, o verbo e o predicado políticos numa oração que busca diálogo e sintonia. Deputado federal em quinto mandato e líder do Governo Lula na Câmara, o parlamentar e advogado, sempre à esquerda, está agora no centro. A movimentação prudente e a habilidade em saber esperar são lições valiosíssimas entregues por José Guimarães à política.

Jabs e cruzados
Capaz de reunir 120 prefeitos de filiações diversas em ato em Brasília, José Guimarães deu nesta semana um recado direto e aliados e até mesmo a opositores: não vai entrar no ringue à toa. A força do deputado emana também dos palácios do Planalto e da Abolição.

Jamegão
Se o PT nacional for mesmo para a briga e abraçar com firmeza a candidatura de Guimarães ao Senado, reprimindo corpo-mole e boicote de aliados e, principalmente, de petistas, estará na determinação a inconfundível assinatura do presidente Lula. Essa grife poucos terão coragem de confrontar.

Sem querer querendo

Primeiro trailer de "Chespirito" mostra fragilidades do criador de "Chaves" | CNN Brasil
Será aberto em Fortaleza no próximo dia 13, seguindo até 1º de fevereiro de 2026, o evento “Chaves: A Exposição”, com objetos e cenários das séries de TV mexicanas Chaves e Chapolin Colorado. As temporadas foram exibidas inicialmente de 1973 a 1980, mas os personagens infantilizados viraram ícones pop no mundo inteirinho. A exposição estará em cartaz no shopping Rio Mar Fortaleza.

Voz feminista
O novo nome do PSol na Assembleia Legislativa do Ceará já se movimenta na política faz mais de três décadas. Militante das articulações negra, feminista e sindical, Zuleide Fernandes de Queiroz foi professora na Universidade Regional do Cariri e na Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte.

Segurem-se
E a professora Zuleide tem jeito de quem vai ser pedreira em debates com o bolsonarismo presente na Alece. É graduada em Pedagogia na UFC e tem Mestrado e Doutorado em Educação e pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A primeira vez em mandato público não significa inexperiência.

Por que choras…

Quando começa a Black Friday 2025? Confira aqui
Vem aí a Black Friday 2025. Será no próximo 28 – faltando, então, pouquinho mais de um mês para Natal. Em Fortaleza, a Fecomércio prevê que as vendas no setor varejista terão aumento de 9,7% em relação ao desempenho de 2024. Avalia-se que o comércio na cidade vá faturar R$ 426 milhões.

…Bolsominon?
A previsão comercial sacode um jatão de água gelada no pessimismo bolsonarista que agride a economia frequentemente. Gente como Ciro Gomes, Paulo Guedes e Jair e Eduardo Bolsonaro, que trabalhou para boicotar o País, atiçando os EUA contra a população, querendo gerar recessão e caos financeiro, tem tudo não dormir em paz. Acho é pouco.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz