- O Governo do Ceará realiza até a próxima sexta-feira um esforço importantíssimo para valorizar a Educação pública e torná-la efetiva. É a Semana da Busca Ativa Escolar de 2025, tocada pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc). É algo que pode ser chamado de mutirão em favor do ensino – mais do que isso, poderia ter a denominação de “movimento para levar crianças e adolescentes às escolas”. A Busca Ativa Escolar é uma estratégia já consagrada entre as que visam a identificar casos de evasão. Tem, ao longo dos anos, apresentado resultados formidáveis. Especialistas a consideram uma das principais frentes de trabalho do Projeto Nem 1 Aluno Fora da Escola, que estimula o retorno de alunos que deixaram os estudos ou estão faltando muito às aulas. É, de verdade, uma mobilização desafiador. Primeiro, porque precisa convencer famílias inteiras da necessidade de a criança ou o adolescente irem à escola. Depois, por ser elemento indispensável pela a execução de planos de desenvolvimento social e econômico. Por fim, porque vencer a ignorância é enfrentar, com muito potencial de vitória, trevas com destroem projetos, vidas e futuros.
Convívio
A retórica da Seduc destaca que “o convívio saudável no ambiente escolar, o acolhimento e o apoio são considerados a chave para que os estudantes se sintam parte integrante da escola”. Dessa forma, poderão se considerar “valorizados em sua singularidade, amparados pelos princípios do respeito, da equidade, da acessibilidade e da inclusão”.
Antídoto
A busca ativa confronta a tosca opção pela ignorância que se vê em várias frentes. Como, por exemplo, a que defende o “homeschoolling” – modo de ensino em casa, sem o aluno conviver e socializar com outros na escola. Ou o exotismo que acusa a existência de uma certa “ideologia de gênero” – mentira parida de entranhas extremistas que nunca foi sequer cogitada em sistemas de ensino público ou particular em lugar nenhum do mundo.
Avanço
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), tirou da cartola mais um elemento dos compromissos eleitorais firmados em 2024. Ele inaugurou o Centro de Diagnóstico Espaço Girassol Doutor Sávio Caldas Alencar. A ideia é transformar a unidade em referência no atendimento a crianças e adolescentes com suspeita de transtornos do neurodesenvolvimento e sofrimento psíquico.
Floresceu
O Centro de Diagnóstico Espaço Girassol integra o programa Saúde que Cuida, que integra o Plano Fortaleza Inclusiva. A presidenta do Comitê de Governança do Plano é a primeira-dama do município, Cristiane Leitão. A iniciativa tem raiz no trabalho que Cristiane desenvolveu na Assembleia Legislativa, quando Evandro presidia a Casa.
Homenagem justa
Sávio Caldas Alencar é um nome de enorme reconhecimento no meio médico. Era neuropediatra, especializado em Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), focado no espectro autista. Faleceu em 2021, com apenas 40 anos de idade. Deixou um legado de dedicação à saúde e de respeito a pacientes e familiares.
Entregue ao Xandão
Tirando o deputado “Carmelo Bolsonaro”, fiel à extrema-direita até a medula, Jair Bolsonaro parece ter sido solenemente abandonado na Assembleia Legislativa do Ceará. Faltando um mês para o encerramento do julgamento dele no STF por golpe de estado, não se ouvem no Plenário 13 de Maio mais discursos favoráveis a ele. Nem o pai do frenético André Fernandes, o pastor deputado Alcides (PL), dá um pio em favor do “mito”. E o antes loquaz Reginauro Souza (Novo)? Esse, sim, não diz um ai. O mesmo vale para a outrora entusiasmada Silvana Oliveira (PL). Coitado do Jair.
Desmonte
Avaliação do deputado De Assis Diniz (PT) sobre ataques que oposicionistas no Congresso Nacional fazem ao presidente Lula, com a qual desmonta investidas de adversários do Planalto: “Escutamos acusações como se a culpa das tarifas impostas fosse de Lula. Mas não tem Lula na Índia, não tem Lula na Europa. Mesmo assim, houve lá tarifas dos EUA”. Faz sentido.