PORTAL INVEST NORDESTE_900x90

A Coluna do Roberto Maciel (terça, 14.10): Economia e política – não há parceria tão próxima do poder

– Depois do estimulante dado a lojistas e trabalhadores nas vendas do Dia das Crianças – observando que o varejo também sacode com força especial a indústria e os serviços na economia nacional -, o comércio entra em mais uma fase de otimismo. É que vem aí a Black Friday 2025, marcada para 28 de novembro. A data é meio sem ter um porquê, simplesmente foi estabelecida uma sexta-feira antes de dezembro como trampolim de negócios. E deu certo. Tem funcionando bem nos Estados Unidos, onde surgiu, na Europa, onde ganhou força, e no Brasil, onde virou mania. E há um movimento crescente a cada ano não apenas nas lojas, mas também no comércio eletrônico, o chamado – com um certo pedantismo – “e-commerce”. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) estima que a Black Friday deste ano deve fazer fluírem mais de R$ 13 bilhões somente no comércio pela Internet. Se havia alguém apostando em boicote para fazer a economia do País naufragar, fazendo disso um golpe político, danou-se. E, assim, Lula vai se recompondo para participar, como protagonista ou patrocinador de candidatura, do novelão eleitoral de 2026.

Na agenda
Pesquisa de consultoria especializada em varejo indica que 66% dos brasileiros admitem estar economizando especificamente para aproveitar as promoções da Black Friday. O dado fortalece a percepção de que a data deixou de ser só oportunidade imediata. Mais: já é parte do planejamento financeiro de famílias.

Pobres ricos
Consultoria do mercado imobiliário fez pesquisa e concluiu: os alugueis com valor acima de R$ 13 mil estão sofrendo sucessivos aumentos da taxa de inadimplência. Sabe o que isso significa? Que ricos estão dando calote.

Em alta
O estudo indica que imóveis de alto luxo para aluguel tiveram inadimplência de 6,02% em julho e de 7,02% em agosto. Já os de menor custo – ou seja, usados pelos mais pobres – têm o fator estabilizado há 14 meses em 3,76%.

Bença, paim!

Pedro Matos defende nomeação do pai para a Funci e lamenta colegas que criticaram a indicação - Blog Edison Silva

A Assembleia Legislativa fez sessão para homenagear “boas práticas de gestão na Assistência Social”. O deputado suplente Pedro Matos (Avante) aproveitou para elogiar o ex-prefeito de Maranguape (1989–93) e ex-secretário da Ação Social do Ceará (2003-06), o bolsonarista Raimundo Gomes de Matos (PL). E disse: “Gestor visionário, compreendeu a importância de estruturar políticas públicas voltadas à dignidade e à inclusão social”. Não pediu a bênção do pai, mas quase.

Compromisso
A Associação Cearense de Imprensa, cuja sede funciona na Rua Floriano Peixoto, bem no coração de Fortaleza, tem compromisso centenário com a história, a cultura e os patrimônios da cidade. Pois bem: há dias o presidente da ACI, jornalista Eliezer Rodrigues, tenta audiência com a secretária municipal de Cultura, Helena Barbosa. Mas necas!

Blasé?
Eliezer quer contar a Helena sobre o estado deplorável em que se encontra o monumento a José de Alencar, na Praça que também homenageia o escritor, diante do teatro que leva o nome dele. “A peça é um monumento ao escritor José de Alencar. Criação do artista paulista Humberto Bartolomeu Cozzo, inaugurado em 1º de maio de 1929, por ocasião do centenário de nascimento do escritor cearense”, explica o jornalista – referência cultural da Imprensa do Ceará.

A hora é agora
Pichado por vândalos, sujo e com partes quebradas, o monumento a José de Alencar está sob a mais completa negligência da Secretaria de Cultura. Tornou-se um retrato muito feio Não se conhece projeto de recuperação nem se ouve nada que lhe assegure o respeito e o valor que foram tirados pela displicência de gestões passadas. Vai, Helena! Te mexe, mulher!

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz