- Acusado de assédio sexual, manipulação espiritual, aliciamento e má conduta sexual, razão pela qual teve de deixar em 2023 o comando da ONG “Operation Underground Railroad” (“Operação Ferrovia Subterrânea”, em tradução literal para o Português), mais um estranho aliado norte-americano da extrema-direita brasileira está ameaçando fincar pés no Brasil. Chama-se Tim Ballard (na foto acima, com Donald Trump). Diz ser “ativista” contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. São os bolsonaristas, como sempre, que estão estendendo o tapete vermelho para o perigo. Cassada em 2024 por pagar procedimentos estéticos com dinheiro público, mas ainda no exercício do mandato, a deputada que se identifica como “Sílvia Waiãpi” (na verdade, Sílvia Nobre Lopes, PL-AP) é quem está à frente da articulação para acolher a entidade de Tim Ballard. No início deste mês, o controverso personagem esteve em Macapá e até visitou o Tribunal de Justiça do Estado. Outra entusiasta o estilo Tim Ballard é a senadora Damares Alves (PL-DF). Cabe ao governo Lula e à Polícia Federal ficarem atentos a tal presença no Brasil e cobrarem rigor no cumprimento de todos os requisitos da lei para qualquer ato que cometam.
Olha o nível
Sobre Damares Alves sempre é se deve lembrar: quando era ministra de Bolsonaro, ela inventou mentiras sobre crianças da Região Norte. Uma foi a de que maninas eram vítimas de estupro porque não usavam calcinhas. Outra foi a de que crianças tinham dentes arrancados por traficantes para praticarem sexo oral.
Gelada
A advogada e pedagoga Damares Alves milita no fanatismo religioso. Celebrizou-se por dizer que viu Jesus debaixo de uma goiabeira e por defender que a personagem Elsa (de “Frozen”, desenho animado da Disney) é lésbica. Integra a Igreja do Evangelho Quadrangular, mas dá palestras para vários grupos cristãos – inclusive católicos e em Fortaleza. Tanto ela quanto Sílvia Waiãpi são adversárias da proteção da Floresta Amazônica contra grupos estrangeiros.
O futuro chegou
Com o tema “Horizontes e Futuridades 50+”, o Sebrae-CE fará em Fortaleza uma atividade de “inspiração, conexões e descobertas”. O evento visa a valorizar protagonismo, experiência e capacidade empreendedora de quem tem mais de 50 anos de idade. Será no próximo dia 31, na Fábrica de Negócios (Av. Monsenhor Tabosa, 740). O ator Raul Gazolla e a jornalista Maria Cândida serão destaques na programação.
Na beira do mar
A propósito do Sebrae, vale observar: o órgão está articulando para outubro ação com operadores de turismo italianos. Os europeus conhecerão a Rota das Falésia, circuito de 240 quilômetros do litoral Leste do Ceará que une os municípios de Eusébio, Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí.
Gênio da lâmpada
Nome da oposição ao Paço Municipal, o vereador bolsonarista Julierme Sena (PL) está propondo que a Prefeitura adote um programa de iluminação pública que ele batizou de “Luz para Fortaleza”, trocando modelos antigos de luminárias por peças modernas de led. É exatamente o que o município vem fazendo. As estruturas no calçadão da Vila do Mar, por exemplo, já estão todas reformuladas.
Vixe, bichim!
A Cagece participou da 62ª Convenção dos Órgãos Subsidiários de Assessoramento Técnico e Implementação da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Bonn (Alemanha). Foi um evento preparatório para a 30ª Conferência da ONU sobre as Mudanças Climáticas (COP30), em novembro, em Belém (PA). Thiago Dantas, da Gerência de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da empresa, e Beatriz Azevedo, consultora de financiamento climático, representaram o Ceará.