cagece54anos (1)
IMG-20250912-WA0001

A Coluna do Roberto Maciel (terça, 16.9): Extrema-direita tenta, mais uma vez, manipular a ciência e as consciências

  • Começaram a aparecer em Fortaleza, fincados em trechos movimentados de bairros diversos, outdoors de um certo movimento “Pais importam”. O texto é um só: “A ciência condena a convivência reduzida com o pai”. Trata-se de meia-verdade, definição que caberia também, em circunstâncias variadas, às traiçoeiras fake news. É fato que a presença de pai, assim como a de mãe, tem relevância na vida da pessoa humana. Mas da mesma forma deve ser considerado que quem gera ameaça, insegurança, desproteção e abusos físicos ou psicológicos aos filhos precisa ser afastado, garantido a Justiça que a família tenha a segurança devida. Observe-se a falta de substância e de argumentos que valham à indicação de que “a ciência condena”. Não há menção a nenhum cientista, nenhum estudo, nenhuma ideia – é algo solto, como se tentando atribuir a terceiros, anônimos ou não-nominados, a sustentação de uma tese inexistente.

Sem pai nem mãe
Não há indicação de quem paga pelos outdoors ou se há outra leva em planejamento ou em produção – a falta de autoria remete só a um perfil no Instagram. O que se pode concluir é que, como outras iniciativas do gênero, a concepção é de grupos contrários à lei Maria da Penha, que naturalizam a alienação parental, que admitem a misoginia e que pretendem forçar crianças e adolescentes a darem à luz filhos de estupradores.

Aviso
Uma das postagens faz um alerta: “Em breve, toda a cidade de Fortaleza será alertada sobre isso”. O texto é acompanhado de foto do que seriam panfletos do movimento e uma crítica à Justiça: “O sistema Judiciário Brasileiro precisa se atualizar sobre o mundo da ciência. Isso só será obtido com campanhas de divulgação científica”.

Na marra
O perfil na rede Instagram impresso nos outdoors tem apenas 18 postagens e ralos 790 seguidores (em 15.9, segunda-feira). As três primeiras postagens foram feitas em 22 de agosto – há menos de um mês, portanto.

Há maus que vêm para o bem
Fortaleza e cidades igualmente interessantes, como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Salvador, protagonizaram nos últimos dias festas populares em que foram criadas importantes oportunidades de trabalho e de geração de renda. Carnavais fora de época, pode-se dizer. E marcados por muita alegria. O patrono dessa felicidade toda foi, acredite, Jair Bolsonaro.

Vou festejar
A decisão do Supremo Tribunal Federal de sentenciar o ex-presidente a 27 anos e três meses de cana, por tentar dar um golpe de estado e sequestrar a Democracia, tem movido ainda milhares de pessoas às ruas.

Parou porque viu violência
Vale a pena, então, rever o extremista Nikolas Ferreira, deputado bolsominion, ameaçando o povo brasileiro se Bolsonaro fosse condenado: “Prendam Bolsonaro e vejam o Brasil parar”.

Caralh* em alta
Depois de Eduardo Bolsonaro ter xingado o pai de “ingrato do caralh*”, com aquela propriedade que só os filhos têm, o cantor Júnior Lima, ex-integrante da dupla Sandy & Júnior, lembrou em show no festival The Town que “anistia é o caralh*”. Verdade seja escrita: o Júnior tem respeito e faz sucesso…

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz