-
- Depois da esvaziada manifestação em defesa da anistia de Jair Bolsonaro (PL) em Copacabana, domingo passado, à qual até a ex-terceira-dama, Michele, fez questão de não ir, o calendário político tem amanhã o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Ceará, anunciando obras e se integrando aos festejos do padroeiro, São José. Lula terá a oportunidade, se quiser gastar tempo com isso, de responder o que eventualmente foi espalhado por adversários no ato do Rio de Janeiro. Tratam-se, essas atividades, de movimentos que vão se afunilar para o próximo dia 25, para quando o Supremo Tribunal Federal agendou o julgamento de Jair Bolsonaro como chefão da armação que se pretendeu contra a Democracia brasileira. Todos, podem ter certeza a leitora e o leitor, farão foco sobre a primeira turma do STF. Encontram-se nela os ministros Cristiano Zanin (presidente), Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Flávio Dino e Cármen Lúcia. Alguém quer fazer alguma aposta?
Vai ter festa no Ceará
A propósito, além de ser o dia do julgamento de Jair Bolsonaro pela liderança do golpe de 8 de janeiro de 2023, 25 de março é a Data Magna do Ceará. É quando se celebra a libertação dos escravos na então província, em 1884. Por lei, é feriado estadual. E cairá numa terça-feira, deixando a segunda na condição de “imprensada”.
Libertação
A definição da Data Magna foi adotada por proposta do então deputado Lula Morais (acima), em emenda constitucional apresentada em 2013 à Assembleia Legislativa. Médico e hoje distante da vida parlamentar, esse outro Lula foi militante sindical e vereador em Fortaleza. É filiado ao PCdoB.
Mais uma no banco dos réus
Outra data deve ser registrada: é a do julgamento da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), “primeira-dama” da Secretaria de Segurança de Caucaia – ela é casada com o titular da pasta, Aginaldo de Oliveira. O STF deve apreciar na próxima semana o processo no qual ela é ré por perseguir armada um homem negro em São Paulo, em 2022.
Tenha boa pontaria
Concluindo a temporada: começa no próximo dia 28 o período de inscrições para concurso no qual o Governo do Ceará selecionará 100 novos delegados de Polícia Civil. Dessas, cinco são para candidatos com deficiência e 20 vagas para negros e pardos. O salário não é de se jogar fora: R$ 22,16 mil
Pleno vapor
Em apenas três meses de atuação neste ano, a Central de Cidadania da Câmara de Fortaleza já soma 2,7 mil atendimentos em diferentes serviços. A emissão de carteira de identidade, pela Secretaria da Proteção Social, lidera os registros com mais de 1,8 mil protocolos abertos.
Mulheres sempre na pauta
Ainda embalada pelo Dia Internacional da Mulher, a Câmara de Fortaleza realizou ontem audiência pública com o tema “8 de março: pautando conquistas e desafios nas políticas públicas e garantia de direitos para a vida das mulheres”. O requerimento havia sido feito pela vereadora Adriana Almeida (PT). Adriana é professora e a paciência é uma boa lição.
Novo campo
Profissional destacada na área de eventos, a cerimonialista Norma Zélia Andrade é agora apresentadora de um podcast. A nova experiência se chama “Pra cima” e vai ao ar aos sábados, sempre às 10 horas, na FM Benfica e na TV Boa Nova. O bom papo de Norma Zélia, que presta consultoria em oratória, cerimonial e protocolo, pode ser encontrado na plataforma YouTube (https://www.youtube.com/@TVBOANOVA).