A Coluna do Roberto Maciel (terça, 2.9): Setembro entrou: Brasil confirma a opção pela Democracia e a negação do autoritarismo (ou “Lugar de gado é no curral”)

Este 2 de janeiro representa um marco importantíssimo para a História do Brasil. Vital, definindo com mais nitidez. É o caminho do reencontro da sociedade, que acredita na Justiça, com a normalidade que há fora da neurastenia e do golpismo contra a Democracia. Mais: é o caminho da saudável relação que se busca entre as instituições da Nação, expurgando a vigarice que se tentou (e ainda se tenta) impor aos cidadãos. Começa hoje o julgamento do núcleo de planejamento e ação que procurou aplicar um golpe de estado contra os brasileiros. O centro desse centro é o ex-presidente Jair Bolsonaro, como mostram fartamente os autos do processo do qual é réu no Supremo Tribunal Federal. É possível comparar esse recorte contemporâneo, saudado na semana passada pela revista norte-americana The Economist como “a lição que o Brasil dá aos EUA”, com o julgamento de criminosos de guerra nazistas em 1945 e 1946: o crime que cometeram “contém em si o mal acumulado do todo”.

É isso aí
Talvez haja, com a adição do necessário, estratégico e indispensável artigo “o”, um rasgo de sobriedade numa frase que apoiadores de Bolsonaro costumam ostentar: “O Supremo é o povo”.

Rachadinho
Importante lembrar que enquanto Jair Bolsonaro esquenta o banco dos réus o bolsonarismo racha miseravelmente. Os filhos do ex-presidente, um dos quais, Eduardo, foragido nos EUA e atentando de lá contra o Brasil, travam batalhas sangrentas com governadores aliados – que foram xingados de “ratos” – pelo resto de poder que ainda poderão ter. Essa é a “herança” que fica.

Luz contra a exclusão
A Tarifa Social de Energia Elétrica, criada pela gestão Lula, já alcança no Ceará 524 mil clientes do sistema. A informação foi anunciada pela Enel, concessionária que atende o Estado. Todo esse contingente não paga absolutamente um tostão furado para ter luz em casa.

Só tudo
Cem por cento é o índice de desconto da Tarifa Social. “O Ceará lidera o ranking nacional: 46% dos clientes residenciais estão contemplados pela Tarifa Social, o maior percentual entre as distribuidoras com mais de 1,5 milhão de consumidores”, revela a Enel.

A lista
O benefício é aplicado desde julho. Têm direito famílias do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com renda mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo; Idosos com 65 anos de idade ou mais ou pessoas com deficiência que recebam o BPC; ou famílias no CadÚnico com renda mensal até três salários-mínimos, que incluam portador de doença ou deficiência cujo tratamento demande o uso contínuo de aparelhos que consumam energia elétrica.

Fôlego
Realizada na Casa de Vovó Dedé, e totalmente gratuita, a edição de 20 anos do Fórum Harmônicas Brasil – evento que consolida o Ceará no cenário da boa música instrumental brasileira – ganhará espaços neste mês na TVC Ceará. Os gaitistas David Tanganelli (SP, foto) e Rodrigo BZ (CE) cuidaram das atividades de arte-educação e dos shows.

Apoio
As ações promovidas na ONG Casa de Vovó Dedé, importante instituição para a cultura e a educação no Ceará inteiro, serão exibidas pela emissora estatal. A Cagece é uma das patrocinadoras do Fórum Harmônicas 2025.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz