A Coluna do Roberto Maciel (terça, 20.1): São Benedito: o santo que não obra milagre

  • Quem está em baixa no panteão da fé é São Benedito. Não o piedoso frade franciscano negro, filhos de escravos africanos e nascido na Itália, mas a empresa de ônibus que liga Fortaleza a importantes municípios do Litoral Leste, como Aracati, e do Vale do Jaguaribe, como Limoeiro do Norte. O engavetamento de problemas relatados por passageiros é assustador. O deputado Guilherme Bismarck (PSB) aponta para a séria e perigosa situação de empregados e da comunidade que é forçada a se servir da companhia. E diz que a São Benedito não teria mais condições de se manter operante. Guilherme explica que grande parte da frota cadastrada da empresa está judicialmente bloqueada. Nesta alta temporada turística, em que localidades como Canoa Quebrada, Parajuru e Morro Branco (Beberibe) e Pontal de Maceió (Fortim) dependem muito do transporte rodoviário para se sustentarem economicamente, o quadro assume ares dramáticos. E é melhor que se resolva logo o caso, antes que de dramático passe a trágico.

A fala
Diz Guilherme Bismarck sobre a São Benedito: “A Justiça não permite nem que venda seus ônibus com receio de que não quite dívidas, inclusive trabalhistas. É preciso um plano urgente de retomada da empresa. Se não tem capacidade de continuar, que peça para sair. Ou que seja cassada a licença. Chegou o momento em que a empresa não consegue mais prestar o serviço, mas isso não está acima do direito das pessoas”.

Recado dado
Usuários têm feito pipocarem reclamações em sites (inclusive no da própria empresa) na Internet. Manifestações como “Os motoristas são bons, mas a estrutura da companhia é precária”, “Quem salva a empresa são os funcionários” ou “Na viagem de volta, a maior parte do percurso foi sem ar-condicionado” são facilmente encontrados.

Sebo nas canelas
O vereador bolsonarista Julierme Sena (PL) quer criar o programa “Corre Fortaleza”. Ele fala em benefícios para os bairros da cidade e, ainda, em melhores condições de saúde para quem pratica corridas de rua. Julierme é experiente nesse negócio: foi ele quem quis invadir hospital de campanha contra a covid-19, no estádio Presidente Vargas. Foi posto para correr, literalmente, pelos seguranças.

IA dando certo
A rede de faculdades Estácio inseriu a Inteligência Artificial entre as graduações que oferece. E, de uma só tacada, está disponibilizando já para fevereiro oito novos cursos tecnológicos. E todos devidamente autorizados pelo Ministério da Educação.

Mais do que ensinar
Thaliane Dias Mack (foto abaixo), gestora da Estácio, dá a dimensão das inovações: “É uma mudança estrutural na forma como concebemos a formação universitária. Não se trata apenas de ensinar tecnologias, mas de formar profissionais capazes de compreender, governar e aplicar a IA de maneira ética, crítica e socialmente responsável”.

Diante de nova onda de calor, veja como alimentação pode ajudar a refrescar esses dias quentes

Portfólio
Os cursos na Estácio são de Gestão do Design Comportamental, Terapêuticas Digitais, Automação de Conhecimento, Gestão de Mídias Sociais e Comunidades com IA, Produção Criativa com IA, Governança em IA e Auditoria Algorítmica, Gestão de Serviços para a Longevidade e Gestão da Transição Energética e Economia Verde.

Olho no lixo
A Agência de Fiscalização de Fortaleza tirou esta segunda quinzena do ano para vistoriar e conter o descarte de lixo em avenidas movimentadas da cidade. Vias como Capitão Aragão, Silas Munguba, Francisco Sá, Frei Cirilo, Godofredo Maciel e Humberto Monte estão na rota da Agefis. Todas cruzam bairros populares. As de zonas ditas “ricas”, como Beira Mar, Virgílio Távora, Coronel Miguel Dias e Edson Queiroz escaparam do pente-fino. Que pena.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz