- A atenção da gestão pública à saúde da mulher está agora sobre eixos diferentes: os da mobilidade. O Governo do Ceará recebeu do Governo Federal duas unidades do que se chama de “Carreta da Saúde” – uma vai funcionar na região de Russas e outra na do Cariri. Tratam-se de estruturas equipadas com recursos médicos e tecnológicos que circularão nos municípios. São, digamos, consultórios completos e capazes de viabilizar exames e outros procedimentos médicos que só se encontravam em clínicas razoavelmente bem-dotadas. Mais do que uma medida comezinha de administrações, é possível enxergar a inovação como declaração de apoio a um segmento importantíssimo da sociedade. E que não se atribua o acréscimo apenas à vontade de governantes, sejam prefeitos, governador ou presidente da República, mas à pressão contínua e legítima de mulheres, das comunidades e das famílias. Se a saúde vai ao encontro das pessoas, esse movimento resulta do movimento das próprias pessoas.
Milhas
O Ministério da Saúde informa: o investimento destinado à ação durante o Outubro Rosa – temporada de esclarecimento e prevenção do câncer de mama – é de R$ 18,9 milhões. Estão definidas 28 unidades móveis atendendo pacientes do Sistema Único de Saúde nas cinco regiões do País.
Soma
As carretas são ação do Ministério da Saúde. Têm apoio da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AGSUS) e de governos estaduais. A proposta central é a de ampliar a oferta de consultas, exames, biópsias e diagnósticos para pacientes do SUS que estavam na fila dos atendimentos.
Contagem regressiva
E não há como perder o calendário de vista, né? Daqui a menos de um ano haverá eleições para presidente, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais.
Valei-me!
Abílio Brunini (PL, foto), prefeito bolsonarista de Cuiabá (MT), que se definia como “bobo da corte” na Câmara dos Deputados, afundou financeiramente a cidade que deveria administrar. Que o leitor fortalezense reflita sobre do que se livrou.
Fique de olho
O Tribunal de Contas do Ceará lançou o Painel do Índice de Efetividade da Gestão Municipal. Esse indicador apresenta os resultados gerenciais dos 184 municípios do Estado. Os dados já estão disponíveis no site do TCE Ceará (www.tce-ce.gov.br).
O negócio é sério
Já está sendo operacionalizada a iniciativa Negócio de Bairro, lançada pela Prefeitura de Fortaleza. O projeto visa a capacitar e apoiar 900 mulheres empreendedoras de comunidades da capital. É a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico que está cuidando da ação.
Olhar
A gestão de Evandro Leitão (PT, foto) identificou potenciais relevantes na economia popular de Fortaleza e avalia que esse caminho deve ser apoiado. O projeto inclui capacitação, consultoria, apoio técnico e redes de parceria. E promove geração de renda, autonomia financeira e fortalecimento dos pequenos negócios locais. Há um foco especial a ser amparado: o empreendedorismo feminino. “O objetivo é transformar talento em oportunidade”.