A Coluna do Roberto Maciel (terça, 22.10): A diferença estratosférica entre dois candidatos

  • Esta é a última semana na concorrida disputa eleitoral em Fortaleza. O eleitor tem, ao menos, a boa vantagem de ver diferenças estratosféricas entre os dois candidatos que concorrem ao Palácio do Bispo. Embora numericamente próximos nas pesquisas de intenção de voto, Evandro Leitão (PT, na foto abaixo) e André Fernandes (PL) não podem ser confundidos em princípios nem fins. Enquanto Evandro representa um modelo que tem, por exemplo, investido em temas como saúde e Justiça, André se vincula a um grupo que negou a ciência no período da pandemia, contestou vacinas e fez mirrarem verbas para atendimento hospitalar de pacientes de covid-19. E que apoiou os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, tentativa de golpe de estado fracassada. Enquanto Evandro se situa num modelo que está trazendo o ITA para o Ceará e assinou na semana passada ordens de serviço para a construção de seis campi, André fala de homescholling e de segregação de crianças e adolescentes trans em escolas. São concepções opostas. Não se trata aqui de dizer quem é certo ou errado – essa análise, na verdade, cabe aos eleitores. À Imprensa cabe apenas expor os fatos. Cada um que faça o seu julgamento de acordo com demandas, compreensões, comportamentos, vivências. As urnas são, e serão sempre, as melhores instâncias de decisão e consciência.
  • Evandro intensifica agenda na periferia de Fortaleza, dialoga com a população e amplia apoios | Partido dos Trabalhadores

O adversário que não tem pernas curtas
Análise do publicitário e escritor Ricardo Alcântara: “O desafio é que Evandro não está enfrentando um adversário de qualidades numeráveis: seu adversário é a mentira! O problema: a mentira deixou de ter pernas curtas desde que surgiram as redes sociais”.

Vereador da Assembleia
O deputado Stuart Castro (Avante) deve estar fazendo com que vereadores de Juazeiro do Norte se roam de inveja. Numa só canetada, apresentou oito requerimentos na Assembleia Legislativa cobrando das secretarias estaduais da Educação, Recursos Hídricos e Saúde medidas para a “Terra do Padim”.

De olho
O Tribunal de Contas do Ceará está analisando ações do Governo e de prefeituras que previnam e para prevenção e enfrentem a violência contra crianças e adolescentes. O Comitê Técnico de Primeira Infância do Instituto Rui Barbosa é um dos articuladores da fiscalização.

Reconhecimento
A Assembleia Legislativa do Estado fez sessão solene para homenagear o Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Peteca), uma rede de instituições voltadas para temas de saúde, segurança, educação, alimentação e segurança na infância e na adolescência. A Peteca completou 16 anos de atividades.

Território
A partir de amanhã, seguindo até domingo, 27, a Assembleia Legislativa do Ceará se torna território do Tribunal Regional Eleitoral. Os prédios da instituição servirão como zonas eleitorais. Depois da votação, espera-se, a Alece volta à normalidade.

Bufunfa

O aproveitamento de área do Castanhão se dará em regime de concessão para a instalação e operação de sistemas de geração de energia elétrica fotovoltaica
A substituição da adutora de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza, está sendo executada ao custo de R$ 4 milhões. A obra é essencial para ampliar o abastecimento de água da população do município.

Pontos de contato
Esta Coluna é publicada às terças e quintas-feiras e aos sábados no jornal Opinião (www.opiniaoce.com.br) e no portal InvestNordeste (www.portalinvestne.com.br). Os textos estão também em https://bit.ly/3q4AETZ.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Banner-Coluna-1
Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz