- Desde sábado, as redes sociais transbordam manifestações sociais sobre a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Há de tudo: de análises sérias e bem fundamentadas a delirantes e atravessadas argumentações. Uma profusão de teorias conspiratórias acerca da determinação judicial se destaca. Umas contra o personagem que deu um golpe de estado em 8 de janeiro de 2023 e foi frustrado, outras a favor. Nada disso importa, porém. No estado democrático de direito, o que vale é o cumprimento da lei a partir da noção de que todos têm direitos e deveres e que a esses precisam se submeter. Não se dá, nesse caso – diferentemente do que se manobrou para manter Lula preso e afastado das eleições de 2018 -, um passo sequer fora das regras. Do mais banal prazo recursal às mais graves deliberações colegiadas, tudo tem se cumprido rigorosamente. Não se conhece nenhum jurista acreditado e respeitado contestando as decisões do STF. O fato é que Jair Bolsonaro está na cadeia. Tentou fugir e foi encarcerado por isso. O fato é que o que é certo não está sendo torcido ou distorcido pelo que é errado.
Trump sabia?
Jornalista brasileira da rede de TV norte-americana CNN foi abordada por Donald Trump na noite de sexta-feira última. O presidente dos EUA garantiu a Mariana Janjácomo que no sábado haveria uma “grande notícia” para o Brasil. Daí não passou. Deixou no ar o mistério. A “grande notícia” acabou sendo péssima para o bolsonarismo e desconcertante para a direita-extrema, da qual Trump participa, no mundo todo.
Arruma a mala aê!

É pra lá de otimista a previsão da Secretaria do Turismo do Ceará para a alta estação de dezembro de 2025 a fevereiro de 2026. A pasta estima que o Estado receberá cerca de 1,04 milhão de visitantes. Na ponta do lápis, espera-se que o crescimento será de 13,8% em comparação à estação 2024-25. Os números são apurados com agências de viagens, companhias de transporte e meios de hospedagem.
“Deu bom”
O “Efeito Lula”, que aparece positivamente em vários campos da economia, também está presente na projeção da Setur. Diz a Secretaria que o 1,04 milhão de turistas representará receita direta de R$ 4,1 bilhões. A renda total do turismo na economia do Ceará, no entanto, deve ser mais volumosa: está calculada em R$ 7,2 bilhões para o período de férias. O aumento em relação a 2024-25 é de 22,3%.
Martelo batido, ponta virada
Como dizia o inesquecível jornalista Alan Neto quando algo estava, enfim, decidido e confirmado: “Martelo batido, ponta virada”. Isso cabe direitinho ao polo automotivo do Ceará. O complexo começa a funcionar na próxima semana, em plena quarta-feira, 3 de dezembro. Os investidores e o Governo do Estado se cercaram de cuidados para não acelerar nas curvas nem furar nenhum sinal. É o tal do “Efeito Lula” de novo.
Piada pronta
Em sessão tardiamente realizada pela Câmara de Fortaleza para festejar o Dia da Capoeira, que transcorreu no já longínquo 5 de julho, um dos professores homenageados se chama “Mestre Peninha”. Ficou com pena? Pois saiba que outro era o “Mestre Pesadelo”.
Ao mar
A OAB-CE exibirá amanhã, em Fortaleza, o documentário “A Rebelião dos Jangadeiros”. A apresentação começa as 18h30min e integra a agenda da entidade para o Mês da Consciência Negra. O filme, dirigido pelos jornalsistas Cinthia Medeiros e Demitri Túlio, trata das movimentações de pescadores, liderados pelo Dragão do Mar, contra o transporte de escravos no Ceará.
Não dá para esquecer
A Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará é a entidade que entre setembro e outubro passados veiculou outdoor em que a imagem de um homem preto é associada ao crime. No cartaz, um negro representa um estelionatário relacionado ao golpe do “falso advogado”. Pegou mal que só.


Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.