A Coluna do Roberto Maciel (terça, 26.8): Bolsonaro não tem como fazer de conta que é inocente

  • A conta bancária de Jair Bolsonaro, abastecida de 2023 a 2025 com mais de R$ 44 milhões, há de ser um mapa utilíssimo para que Polícia Federal, Justiça, política e os brasileiros todos entendam o porquê de essa família, tão desapegada a virtudes e compromissos sociais, se agarre de modo tão ferrenho ao poder. A sequência de fatos entre a véspera das eleições de 2022, a tomada da Mesa Diretora de Câmara dos Deputados e o tarifaço do parceiro Donald Trump, passando pelo 8 de janeiro de 2023, revela o custo que bolsonaros e bolsonaristas querem cobrar do País. Pôs-se um punhal, como cangaceiros faziam e como fazem milicianos, no pescoço da Nação e dos poderes constituídos. E, agora, a montanha de dinheiro movimentada por Bolsonaro há de ser escalada para que, em nome da lei da gravidade e do Código Penal, dê-se termo a um dos períodos mais vergonhosos da História do Brasil.

CVV
Na política do Ceará, não se sabe se por ingenuidade ou outra coisa, um deputado estadual atribuiu a si o sobrenome parlamentar de “Bolsonaro”. Abandonou a família que o criou, largando de mão a referência ao avô, para reverenciar um réu do STF. O rapaz está isolado. Poucos colegas falam com ele. Muito menos posam para fotos.

Muito sol, muito gol
A Assembleia Legislativa marcou para o próximo dia 31 o jogo de futebol “Alece com Todas Elas”. Será na areninha de Messejana, a partir das 8h, aludindo à campanha Agosto Lilás – esforço contra a violência contra a mulher. Deputadas, deputados, servidoras, servidores e ex-jogadores convidados participarão, formando um time misto.

Pendurado
O ex-jogador de futebol Cafu (apelido de Marcos Evangelista de Morais, na foto abaixo)) vai ganhar o honroso título de cidadão fortalezense. Campeão das copas do mundo de futebol de 1994 e 2002 pela Seleção Brasileira, Cafu está com o patrimônio bloqueado pela Justiça de São Paulo em razão da marcação cerrada de cobradores de dívidas.

Cafofo do Cafu
Na semana passada, advogados de Cafu anunciaram que apelarão ao STJ contra o leilão em que foi vendida pela metade do preço estimado a mansão que era do novo “cidadão de Fortaleza”. O valor da casa, um imóvel de 2,5 mil m², no empreendimento Alphaville, em Barueria (SP), havia sido calculado em R$ 40 milhões.

O lado sério do humor!

Mapa Cultural do Ceará - Lailtinho Brega - Mapa Cultural do Ceará
Expressão do humor cearense, Lailton Rocha Melo, que a senhora e o senhor leitores certamente conhecem como “Lailtinho Brega”, está celebrando 35 anos de carreira. Além de ator, cantor, diretor e produtor cultural, está agora se mostrando operoso articulador social. E se pôs à frente de iniciativa pela valorização da Beira Mar de Fortaleza. Isso inclui burocracia e mobilização, o que, para muitos, não tem nem graça – mas tem importância indiscutível.

TCE das crianças
O Tribunal de Contas do Ceará lançou ontem o Observatório Municipal da Primeira Infância, plataforma criada em parceria com a Fundação Cearense de Apoio à Pesquisa. O objetivo é o de fortalecer políticas públicas na área, disponibilizando acesso simplificado e qualificado a informações essenciais para o desenvolvimento infantil.

Novo momento
A Cagece renovou o compromisso que havia firmado com Pacto Global, iniciativa da ONU para engajar o segmento empresarial na promoção do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade corporativa. A empresa assume agora compromisso com os Dez Princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz