PORTAL INVEST NORDESTE_900x90

A Coluna do Roberto Maciel (terça, 30.9): O esquadrão da morte se traveste de especialista em segurança

– Não é politicamente interessante que se rebaixe o debate a níveis subterrâneos como está se tentando fazer com o episódio de violência na Escola Estadual Luiz Felipe, em Sobral. Movimentos nesse sentido vão induzindo o cidadão a se desligar da capacidade crítica, a se deixar envolver por um linguajar chulo e completamente desprovido de humanidade, senso de justiça, responsabilidade e consequência. No último dia 26, dois garotos foram mortos a tiros no estabelecimento. A motivação do massacre ainda está sob investigação. Os autores do atentado ainda feriram um aluno e deixaram um rastro de pavor na cidade toda. De imediato, um autêntico esquadrão da morte invadiu redes sociais na Internet com discursos violentos, acusatórios, em comum posando de expert em segurança. De olho em demandas do setor, sem nunca mencionar possíveis soluções ou analisar origens do problema, os proxenetas da tragédia vão alimentando o discurso de pânico, cevando a paranoia coletiva e, assim, engordando esperanças eleitorais. A sociedade que se vire.

Imagine só!
Até o ex-prefeito José Sarto (PDT) – sim, ele! – tem aparecido para criticar e culpar o Governo do Estado. Logo ele, cuja gestão deu um chega pra lá em qualquer interesse pela segurança. Acredite: quando não está tocando violão, Sarto fala de interesses públicos.

Pitaco
O chefe de Sarto, Ciro Gomes, também deu palpite no assunto. E escreveu assim na rede X: “Já passou de qualquer limite a situação de violência no Ceará! Entregues à roubalheira e à politicagem nada fazem de concreto para inovar no combate às causas e consequências da mortandade recorde que não poupa sequer crianças e mulheres”.

Esqueceu
Foi na gestão de Ciro como governador do Ceará que a OAB e outras entidades desvendaram um centro de torturas funcionando na Delegacia de Roubos e Furtos. Lá, em 12 de abril de 1993, policiais civis foram flagrados torturando um pedreiro. Era o Estado, por meio de seus agentes, espancando um cidadão algemado e enrolado num tapete velho.

Investigação revela que preso torturado no Ceará morreu em SP - Segurança - Diário do Nordeste
Vou festejar
Fortaleza está no roteiro da música de qualidade. Vem aí o Sambabook Beth Carvalho, espetáculo que reúne obras interpretadas por uma das mais respeitadas cantoras brasileiras. A filha e a sobrinha de Beth, Luana e Lu Carvalho, dão voz à montagem. Será no Teatro RioMar, em apresentação única em 17 de outubro.

Atendimento
A Câmara de Fortaleza agendou para hoje a inauguração do Espaço Evoluir. Trata-se de um centro de atendimento multidisciplinar voltado para crianças e adolescentes com síndrome de Down e transtorno do espectro autista (TEA), a exemplo do que a Assembleia Legislativa fez na gestão de Evandro Leitão como presidente da Casa. O ato será às 17h.

Esforço conjunto
A medida da Câmara Municipal segue o rastro do que a Prefeitura de Fortaleza está promovendo como o Espaço Girassol – equipamento que visa a proporcionar atendimento de referência a crianças e adolescentes com Down ou TEA. O Paço quer plantar mais 11 girassóis.

Presença
Começou ontem a temporada de aulas do curso de formação profissional da Perícia Forense do Ceará. A capacitação está sendo dada pelo Governo do Estado a 76 aprovados em concurso da Pefoce. O governador Elmano de Freitas (PT) fez questão de acompanhar a aula inaugural. O treinamento inteiro terá três meses, somando 540 horas.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz