A Coluna do Roberto Maciel (terça, 9.12): A tara de Jair Bolsonaro inclui os filhos

– Quando admitiu que “pintou um clima” dele com crianças venezuelanas, Jair Bolsonaro foi tachado de “velho tarado” por adversários. Isso, de fato, não é episódio em que adulto mentalmente saudável possa ou deva se meter. É atentatório à juventude, à lei e à moral. É crime. Mas há um outro aspecto desse personagem que merece atenção: mesmo encarcerado, condenado a 27 anos e três meses de isolamento da sociedade, que tara seria capaz de mover um homem para por em situações vexatórias quatro filhos que tem – obrigando-os a perder autorrespeito e a se exporem vergonhosamente perante a opinião pública? Um foi forçado, aos 17 anos, a concorrer contra a mãe numa eleição para a Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Outro fugiu do País, age contra a pátria e é definido como traidor. O mais novo foi exilado numa cidade de Santa Catarina, na qual cumpre mandato de vereador. O mais velho foi lançado como candidato a presidente da República – vai, inapelavelmente, ser lembrado por crimes de lavagem de dinheiro e rachadinha e por relações muito próximas com milicianos como Fabrício Queiroz e Adriano da Nóbrega. Sinceramente, Jair Bolsonaro parece (também) estar preso a uma deformação de caráter em que preservar os filhos é a menor preocupação.

A sociedade foi sequestrada e é refém?
Demorou menos de 72 horas a aventura de Flávio Bolsonaro como candidato a presidente. O próprio senador tratou de descredenciar e avacalhar a ofensiva, avisando que tem “um preço” para de manter na raia: a soltura do pai e a possibilidade de ele concorrer ao Planalto em 2026. De outro jeito não tem jeito. Mas com que olhares o eleitor vai encarar essa presepada? Vai levar a sério mais esse achincalhe? O achaque será esquecido? Vai ser comparado à chantagem traiçoeira de Eduardo Bolsonaro, que tentou demolir a economia do País numa articulação de quinta-coluna com Donald Trump? O cidadão vai pagar o preço que Flávio exige?

Outros tempos
Em 2019, quando pensou em nomear o filho Eduardo Bolsonaro embaixador nos Estados Unidos, Jair disse assim: “Pretendo beneficiar um filho meu, sim. Se eu puder dar um filé mignon para o meu filho, eu dou, sim”. Não nomeou, como se sabe. Para piorar, mandou o rapaz com família e tudo aos Estados Unidos para, abertamente, tentar destruir a economia do Brasil.

De um polo a outro
Mais uma frase marcante e ameaçadora de Bolsonaro – essa foi em 2020: “Não vou esperar f*der a minha família toda, de sacanagem, ou amigos ‘meu’, porque não posso trocar alguém da segurança na ponta da linha que pertence a estrutura nossa. Vai trocar! Se não puder trocar, troca o chefe dele! Não pode trocar o chefe dele? Troca o ministro! E ponto final! Não estamos aqui pra brincadeira”.

Clarice para o mundo

Ficheiro:Clarice Lispector (cropped).jpg – Wikipédia, a enciclopédia livre
A professora universitária, pesquisadora e escritora Antônia Sales lança hoje o livro “Clarice Lispector (foto) na Língua Inglesa – Uma História Contada pela Tradução”. O lançamento será no Auditório José Albano, no Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará, às 18 horas.

No centro da sala, diante da mesa
A Federação das Indústrias do Estado realizará na próxima sexta-feira o tradicional Almoço com o Governador, no qual receberá a Imprensa e representantes de outros setores. O encontro com Elmano de Freitas está marcado para começar às 12h30min.

Para o bem da cultura
Um fenômeno literário na Europa se define como “Lispectormania”. Há, bem dizer, duas décadas, Clarice – cujo nome de batismo era Chaya Pinkhasivna Lispector – e a obra espetacular que escreveu atraem atenções e estudos acadêmicos profundos. O livro de Antônia Sales aponta nessa direção. Completam-se hoje 48 anos da morte da escritora; amanhã fará 105 anos do nascimento.

Em pleno voo

Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas - Ciopaer - Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social
Os 30 anos de funcionamento da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas, da Secretaria da Segurança do Ceará, foram homenageados pela Assembleia Legislativa. A Ciopaer cuida das operações aéreas policiais, inclusive resgates. O serviço que presta há três décadas tem se mostrado essencial para a sociedade.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz