- O site The Intercept publicou na semana passada texto sobre o que chamamos de “obsessão” do pastor Silas Malafaia para ser preso. Publicamos o artigo, assinado por Gilberto Nascimento, no portal InvestNE, com o título “Por que Malafaia quer ser preso? E por que ele quer que seja agora?” (leia aqui: https://sl1nk.com/IUbnh). Pois bem: o mesmo figurino serve a Ciro Gomes. Ciro também está fazendo de tudo para ver o sol nascer quadrado. Com um agravante: Malafaia é um ignorante em direito e em outros assuntos; Ciro não – ele frequentou o curso na Universidade Federal do Ceará.
O vale-tudo dos fracassados
Pode-se encontrar uma série de explicações para essa ideia fixa, destoante com o que se pode esperar de alguém inteligente e razoável, desde a vontade de se tornar um líder político e religioso ao desejo de ganhar seguidores e financiadores, passando pela busca incessante de holofotes da mídia ou pela simples ambição de parecer “corajoso”, “macho”, “danadão”. Pode-se acrescentar o projeto de parecer inquebrável, de seguir o mesmo caminho de Jair Bolsonaro. Vale tudo para Malafaia, portanto. E tudo vale também para o ex-deputado, ex-prefeito, ex-governador, ex-ministro e ex-presidenciável Ciro Gomes. Só que, diferentemente de Silas Malafaia, a fé de Ciro está no desafio de tirar das costas tantos “ex” e nenhum “atual”. Faz sentido: atualmente ele não é nada.
Control+C, Control+V do Bolsonaro
De tanto agredir covardemente a prefeita de Crateús, Janaína Farias, que ocupou cadeira no Senado em substituição a Augusta Brito – que já substitui Camilo Santana -, Ciro teve prisão preventiva requerida à Justiça pela Advocacia do Senado. Além de mostrar de modo incontestável e transparente o que de fato é, Ciro Gomes revela o caráter bolsonarista que o constitui. Assim como Jair Bolsonaro fez contra a deputada Maria do Rosário, ameaçando-a de estupro, e contra o filho Jair Renan, franqueando a mãe a escolha de abortá-lo, o sempre candidato (e sempre derrotado) a alguma coisa quer caminhar pela rota da violência, do golpe traiçoeiro e da ofensa.
Estupidez não tem desculpa
Há quem diga, meio que em defesa da estupidez, que Ciro Gomes age assim como estratégia política. Estaria tentando fazer sangrar no Ceará as influências de Camilo, do governador Elmano de Freitas e até do presidente Lula, de quem Janaína Farias é aliada. Mas talvez seja melhor considerar que Ciro está tentando mesmo é fazer sangrar, até a morte, a própria imagem e a imagem da política.
Nova casa
A Cagece inaugurou o núcleo de atendimento do município de Farias Brito, na região do Cariri. As instalações estão tinindo de novas. O projeto recebeu investimento superior a R$ 312 mil. Os usuários contam agora com uma estrutura moderna e ampla. Os serviços estão sendo prestados de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O núcleo funciona na Rua Dr. Raimundo Alves Bezerra, 211, Centro.
Quem avisa amigo é
O Tribunal de Contas do Ceará oficiou prefeituras e consórcios públicos. E não foi por questões simples. Os documentos alertam sobre irregularidades na gestão fiscal no primeiro semestre do Relatório de Gestão Fiscal e no terceiro bimestre do Relatório Resumido da Execução Orçamentária, ambos deste ano. Prefeito com irregularidades assim correm o risco de enfrentarem ações bem espinhosas.
Vital
A Assembleia Legislativa fez ontem sessão solene para homenagear os 120 anos de funcionamento do Lar Torres de Melo (foto), uma das mais importantes entidades da sociedade civil no Ceará. O Lar acolhe idosos. Foi o presidente da Casa, deputado Romeu Aldigueri (PSB), quem requereu a homenagem.
Atrás das grades
O Núcleo de Inteligência da Secretaria da Segurança do Ceará já ajudou as polícias militar e civil a prenderem neste ano 561 pessoas enroladas com a lei. O resultado se refere ao período de janeiro a agosto. Isso representa aumento de 103% sobre os números do mesmo intervalo de 2024.