- O título acima lhe parece agressivo, excessivo ou descabido? Sugiro que o leitor e a leitora eventualmente incomodados verifiquem o senso crítico que os move. Estou, afinal, escrevendo sobre o motorista de uma picape que subiu uma duna em Canoa Quebrada em altíssima velocidade, alçou voo por alguns metros e espatifou o carro ao cair na areia. As imagens estão na Internet para quem quiser ver. Era só brincadeira? Era não. Era, na verdade, irresponsabilidade em estado bruto. Saiba, pois, que o sujeito poderia ter matado quem estivesse por ali. Ou poderia ter se matado. De todo modo, prejudicou também o ambiente natural e levou intranquilidade e insegurança a quem, profissionalmente ou por lazer, frequenta aquela área. Pois é: o “idiota da duna” ainda afetou outros “idiotas da duna” em todo o litoral do Ceará, posto que devem todos, em nome da prevenção e da proteção de vidas, ser coibidos com mais rigor pelas autoridades – que, reconheçamos, não têm sido tão eficientes ao ponto de deixarem que o “idiota da duna” fizesse o que fez.
Vá fundo!
A prefeita do Aracati, Roberta Cardoso Barbosa de Almeida, “Roberta de Bismarck”, saiu com nota sobre a arrumação: “Esse tipo de atitude não representa nossa cidade e não será tolerado. Canoa Quebrada é símbolo de beleza, mas também de respeito. Não compactuamos com atitudes que ameacem a segurança de moradores e visitantes”. Ela avisou que já determinou a apuração imediata sobre a autoria do delito.
Os outros
É de se desejar que Roberta, assim como outros gestores de municípios do litoral, do Estado e da União, tomem providências efetivas contra o crime que há anos se pratica dia após dia contra o patrimônio natural e contra a vida. O episódio do “idiota da duna” não foi o único, tenha certeza. Mas foi gravado e é isso o que o diferencia. Dica: as placas da picape são THQ6102. Outra, mais preciosa ainda: o nome do transgressor é Valécio Nogueira Granjeiro.
É cearense, sim
O advogado Marcelo Ribeiro Uchôa (foto) será homenageado pela Assembleia Legislativa com o honroso título de Cidadão Cearense, por proposta do deputado Renato Roseno (PSol). Marcelo é filho do ex-advogado e juiz aposentado Inocêncio Uchôa, um dos nomes mais destacados da história do Direito Trabalhista no Ceará. O homenageado nasceu no Rio de Janeiro, mas a decisão da Alece corrige isso.
Justo
Na mesma leva, por proposição da deputada Larissa Gaspar (PT), a Alece aprovou a mesma honraria à ministra Anielle Franco, da Igualdade Racial. Anielle é irmã da vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018, junto com o motorista Anderson Gomes, por milicianos do Rio de Janeiro.
Dura
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania de Fortaleza (AMC) iniciou ação educativa para conscientização dos usuários de patinetes elétricos sobre as regras de circulação na cidade. O objetivo é promover a segurança dos cidadãos, incentivando o uso responsável desses veículos.
Por aí vai
Mas não é bom que se estacione aí. Preocupações com ciclistas que andam em calçadões, como o da Beira Mar e de outros polos de lazer, também são legítimas. E com motociclistas que tomam ciclofaixas e ciclovias. E com pedestres que caminham no leito das ruas ou nas delimitações para bicicletas. E com donos de imóveis que não cuidam das calçadas. Ou seja, falta do que fazer não há.
Afiando
A Escola do Parlamento da Câmara de Fortaleza elaborou para o decorrer de 2025 uma agenda de capacitação para técnico dos departamentos da Casa. O planejamento de uma formação continuada promoveu neste mês Oficina de Língua Portuguesa para servidores e assessores.