– O fim de ano não está sendo benéfico para os brasileiros pobres. Veja mais essa: passou na Comissão de Educação e Cultura do Senado projeto que torna obrigatória a aprovação em exame de proficiência para o exercício da Medicina. O projeto, do senador Marcos Pontes (PL-SP), o vulgo “astronauta”, ganhou parecer favorável do relator, Marcos Rogério (PL-RO), outro bolsonarista. A matéria vai para análise da Comissão de Assuntos Sociais. Segundo o texto, os profissionais só poderão se registrar nos conselhos regionais, que fiscalizam a atuação profissional, se forem aprovados num tal “Exame Nacional de Proficiência em Medicina”. Os que já estão atualmente inscritos em CRMs e os estudantes que ingressaram no curso de Medicina antes da vigência da nova lei escapariam da prova. A questões maiored a serem respondidas, no entanto, são essas: “Uma prova assim qualifica o profissional? Favorece o acesso do cidadão à saúde?”
Barreira
Não se trata, objetivamente, de um projeto que visa a qualificar o desempenho dos profissionais nem a atestar a qualidade técnica do examinado. Há quem avalie a ideia como um obstáculo entre recém-saídos de faculdades e o atendimento médico devido a populações carentes. Isso é grave.
De onde veio
Dois bolsominions são protagonistas da proposta: Marcos Pontes, o “astronauta” que foi para o espaço às custas de investimentos da gestão de Dilma Rousseff, mas acabou ministro de Jair Bolsonaro; e Marcos Rogério, ex-locutor de lojas que terminou arrumando vaga de senador.
Mais um
Esse não foi o primeiro golpe perpetrado por bolsonaristas contra profissionais da saúde. O exercício da Odontologia também está, digamos, boquiaberto diante de proposta similar, igualmente aprovada. Do Ceará, Cid Gomes (PSB) e Augusta Brito (PT) são titulares da comissão.
Cuide-se
E o DPVAT, hein? Bolsonaristas estão se vangloriando de terem acabado com o seguro obrigatório pago por donos de veículos automotores. O dinheiro servia para indenizar vítimas de acidentes de trânsito, inclusive pedestres.
O fim
Nestes últimos dias do ano, alguém da Prefeitura de Fortaleza, armado com boas intenções e uma prosaica vassoura, trabalhou na calçada do Parque do Cocó, nas proximidades da Rua Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face. E juntou montes de folhas que impediam que por lá passassem idosos, cadeirantes e até crianças.
Salve!
Bom Natal a todos, com paz, saúde, sonhos, amor e planos.
Uma semaninha só
Faltam hoje, véspera de Natal, sete dias para terminar a gestão de José Sarto (PDT) como prefeito de Fortaleza.
Pra o que der e vier
A Coluna do jornalista Roberto Maciel é publicada às terças e quintas-feiras e aos sábados no jornal Opinião (www.opiniaoce.com.br) e no portal InvestNordeste (www.portalinvestne.com.br). Textos anteriores estão disponíveis, ainda, no site https://bit.ly/3q4AETZ.