Da jornalista e escritora Tuty Osório:
Coisa que eu desconhecia é que existe pavor a livros. Indiferença, também. Não, não é da parte de quem assume não gostar de ler. Nem de quem prefere horas de compras em lojas de roupas, joias, perfumes, chocolates, queijos, vinhos, doces variados. Coisas, aliás, muito boas.
Acreditem que acadêmicos, confessos leitores de Freud e Nietzsche, Pessoa, Guimarães Rosa, Gramsci, Machado, Chomsky, Morin, podem sentir pânico diante de um singelo exemplar de autor estreante, em busca de acolhimento.
Também rola um aparente desprezo, uma quase solene apatia. Sem mesmo conferir se o pedinte de atenção à sua mendiga obra contém alguma qualidade, merecedora de, pelo menos, um voto de confiança, uma centelha de condescendência, diletos conhecedores do mundo, de vasto repertório expresso com eloquentes discursos falados e escritos, simplesmente, ignoram a caravana simplória que lhes acena, tímida, desengonçada em sua neófita performance. São cenas distópicas, quase. Ficção científica, realismo mágico, fantasia materializada numa crueza nem sempre gentil.
Em todo o caso, onde a vida é mais vida, há os que não temem as letras impressas sobre páginas de pólen, molduras desenhadas, narrativas ilustradas. Os que abraçam os novos títulos, seus escribas em primeira viagem, a capa modesta que exibe um nome sem celebridade. Esses, sem medo, sem cerimônia, de braço com a novidade próxima, vaidosos da intimidade com o desabusado artista em jovem turnê, não exibem mistério, preferem a cúmplice adesão.
São os heróis da épica solidariedade espontânea em explodida alegria. Oh, prevenidos prudentes e ascéticos, perdei-vos na ousada jornada de aventura radical em escalada por anônimos universos. Para terdes direito a esse prazer despojado que só os incautos têm!
*** *** ***
Tuty Osório é jornalista, especialista em pesquisa qualitativa e escritora.
São de sua lavra QUANDO FEVEREIRO CHEGOU (contos de 2022); SÔNIA VALÉRIA, A CABULOSA (quadrinhos com desenhos de Manu Coelho de 2023) e MEMÓRIAS SENTIMENTAIS DE MARIA AGUDA, dez crônicas, um conto e um ponto (crônicas e contos, também de 2023).
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR (exclusivo para os leitores do portal InvestNE)
SÔNIA VALÉRIA, A CABULOSA
QUANDO FEVEREIRO CHEGOU
MEMÓRIAS SENTIMENTAIS DE MARIA AGUDA
Em dezembro de 2024 lançou AS CRÔNICAS DA TUTY em edição impressa, com publicadas, inéditas, textos críticos e haicais.